Android Oreo continua a crescer num mercado dominado pelo Marshmallow

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

A Google tem por hábito disponibilizar mensalmente os dados relativos à distribuição do Android. É com base neles que temos uma ideia do quão fragmentado está este mercado. A disparidade de números é enorme e, portanto, é sem grande surpresa que vemos que o Marshmallow continua a liderar onde já temos disponível o Android Oreo.

Todos os sistemas operativos têm a sua quota parte de vantagens e desvantagens. Uma das desvantagens que podemos atribuir ao Andorid é precisamente a sua fragmentação. Sendo este um sistema operativo de código aberto a responsabilidade de atualizar os mais diversos equipamentos está do lado das fabricantes.

Vê ainda: Samsung Galaxy S10 terá um design totalmente diferente do Galaxy S9

A Google desenvolve anualmente novas versões do Android, mas não obriga ninguém a adotá-las. São empresas como a Samsung, Huawei, Nokia ou Xiaomi a decidir quais equipamentos serão atualizados e quando.

Tendo então por base os dados anunciados hoje pela Google, podemos ver que a quota de mercado do Android Oreo subiu substancialmente nos últimos dois meses. Sim, ao contrário do que tem sido hábito, os últimos dados referentes à distribuição do Android remontavam a fevereiro deste ano.

Agora, em abril, o Android Oreo tem já uma expressão no mercado de 4.6%. Isto traduz-se num crescimento de cerca de quatro pontos percentuais face aos 1.1% registados em fevereiro. Tal é facilmente justificado pelas recentes atualizações para este sabor.

A título de exemplo, o Android Oreo só começou a chegar aos Samsung Galaxy S8 a meados de fevereiro. Números que não fizeram parte dos avançados pela Google no início desse mês. E aqui podemos ainda acrescentar os novos equipamentos que foram desvendados no Mobile World Congress e que começaram a chegar ao mercado em março.

Android Oreo regista 4.6% do mercado e o Marshmallow 26%

A liderar esta tabela continuamos a ter o Android Marshmallow, lançado oficialmente em outubro de 2015. Este regista agora uma quota de mercado de 26%, abaixo dos 28.1% registados à dois meses.

Números facilmente justificados pela presença de equipamentos mais antigos no mercado. Nem toda a gente tem poder financeiro para adquirir um novo smartphone todos os anos. Isto reflete-se num maior período de vida para determinados modelos. Mais ainda, as próprias marcas, a determinada altura, deixam de atualizar esses equipamentos.

Mas o Marshmallow não é caso único. Logo no segundo posto desta tabela temos o Android Nougat com 23%. Algo que é justificável pelos mesmos pontos acima referidos. Importa ainda notar que o Lollipop, lançado em 2014, conta ainda com 22.9% e o KitKat, de 2013, com 10.5%.

Android Ice Cream Sandwich e Jelly Bean continuam presentes

Mais assustador é constatar que versões como o Ice Cream Sandwich ou o Jelly Bean ainda têm expressão no mercado. Versões disponibilizadas em 2011 e 2012, respetivamente, e mesmo assim ainda há quem as utilize.

Para os próximos meses é provável que a quota de mercado do Android Oreo continue a subir. Não só pelo facto de começarmos a ver esta versão a chegar a modelos de gama média. Temos de ter ainda em conta a oficialização de novos modelos no decorrer dos próximos meses e que, certamente, irão trazer de fábrica esta versão.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei P20 e P20 Pro geram 15 milhões de dólares de lucro em 10 segundos

ZTE impedida de negociar com empresas dos EUA. Será este o fim?

Xiaomi Mi 6X chega no dia 25 de abril deixando antever o Xiaomi Mi A2

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.