Android Oreo - consumo exagerado de dados móveis está a ser reportado

Carlos Oliveira
Android Oreo dados móveis
Android Oreo

Depois de vários meses de espera, eis que o novo Android Oreo foi oficializado pela Google. A apresentação oficial desta nova versão do SO da Google já se encontra disponível para alguns utilizadores, que começam já a reportar alguns problemas com o consumo de dados móveis.

Segundo relatos que têm surgido no Reddit, alguns utilizadores estão a notar um consumo exagerado dos seus dados móveis depois da atualização para o Android Oreo.

Vê ainda: OnePlus 3 / 3T: OxygenOS Open Beta traz novidades aos smartphones

Com a chegada da primeira versão final do qualquer sistema operativo, é natural que alguns problemas ou bugs sejam encontrados. Apesar de todos os testes exaustivos levados a cabo pelas empresas que o desenvolveram, há sempre algo que pode passar despercebido.

Android Oreo bootloop smartphone

No que toca ao Android, o mesmo não está imune a este tipo de problemas. Anteriormente já foram reportados alguns problemas inerentes ao desempenho da conexão Bluetooth no novo Android Oreo. Agora surgem relatos de problemas inerentes ao consumo de dados móveis com esta nova versão do SO mais utilizado no mundo.

Android Oreo está a causar um excessivo consumo de dados móveis por um mero esquecimento

O primeiro a queixar-se deste problema no Reddit foi o utilizador Unusual_Sauce. Este veio reportar que após ter atualizado para o novo Android Oreo, notou um pico no consumo dos seus dados móveis. Esta conexão mantém-se ativa mesmo quando o seu smartphone se encontra ligado a uma conexão Wi-Fi, algo que não deveria acontecer.

Este utilizador afirma ainda que já contactou o suporte da Google, do qual obteve a resposta de que o problema já se encontra identificado e que uma solução está a ser desenvolvida.

Ao que tudo indica, este problema deve-se a uma opção na secção das Opções de programador que vem ativa por engano. A opção em causa é a "Manter dados móveis ligados", que após realizados todos os testes necessários terá sido deixada ativa inadvertidamente.

Desta forma, a solução para o problema parece ser bastante simples: basta desativar a opção em causa. Por outro lado, o problema também pode ser contornado simplesmente desligando os teus dados móveis sempre que estejas conectado a uma rede Wi-Fi.

Certamente que dentro em breve a Google irá lançar uma nova atualização para o Android Oreo onde corrigirá este problema. Se já te sentiste afetado por este problema, tens acima as soluções para o contornares até que a correção seja disponibilizada pela Google.

Outros assuntos relevantes:

Essential Phone é um verdadeiro pesadelo no que toca a reparações

Meizu M6 Note atingiu as 200 Mil unidades vendidas em apenas 5 dias

Apple poderá adotar câmaras com mais megapixels nos iPhone em 2018

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.