Android Oreo bootloop smartphone
Recurso foi descoberto no código-fonte do Android Oreo e traz nova esperança aos utilizadores – crédito: androidpolice

Bootloop“, expressão que fará arrepiar os cabelos a vários utilizadores de smartphone Android e que consegue ser quase tão aterradora quanto o burn-in em algumas marcas e dispositivos. De uma forma simples, este é um problema já com história no mundo Android e que coloca o teu smartphone num ciclo repetitivo de iniciação, desligar e voltar a iniciar. Esta praga pode agora ter um fim à vista graças a uma ferramenta incorporada no Android Oreo.

Vê ainda: LineageOS 15 inspira-se no Android Oreo e chega em breve!

Em casos mais graves o smartphone fica preso neste loop infinito até que a sua bateria se esgote e pode mesmo não voltar à vida útil. É um problema real que afeta alguns smartphones Android, sobretudo quando algo na instalação de uma nova ROM ou mesmo firmware oficial não corre bem.

Android Oreo possui recurso que pode acabar com o “Bootloop

Até à data o “Bootloop” parecia uma daquelas doenças sem dura para o Android. Contudo, a mais recente versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis, o Android Oreo pode finalmente incorporar uma ferramenta salva-vidas. Chama-se “Rescue Party” e foi detectada no código fonte de software desta nova versão.

Android Oreo bootloop smartphone
Poderá o Android Oreo acabar com o “bootloop”?

O “Rescue Party” será capaz de detectar se o teu smartphone com Android Oreo terá entrado num ciclo perigoso de “Bootloop” se o dispositivo for reiniciado mais de 5 vezes num espaço de 5 minutos. De igual forma também entrará em ação se detetar que alguma App (aplicação) de sistema fechar ou bloquear espontaneamente (Force close) mais de 5 vezes em 30 segundos. Se estas premissas se verificarem o “Rescue Party” ou literalmente, equipa de salvamento e resgate, entrará em acção.

“Rescue Party” pode acabar com o “bootloop” no Android Oreo

Esta informação foi avançada pelo site androidpolice que explica, em detalhe, o funcionamento deste mecanismo de segurança. Em suma, detectada uma situação de “Bootloop” no Android Oreo o “Rescue Party” começa a tomar medidas para recuperar o teu smartphone automaticamente.

Se nenhuma das suas medidas funcionar o teu smartphone voltará ao modo de recuperação automática a partir do qual e em último caso, o utilizador poderá efetuar uma reposição de fábrica, repondo todas as definições e configurações originais.

Este “Rescue Party” não trata a causa do “Bootloop“, não impede que ele aconteça mas providencia vários meios ao utilizador final para lidar com as suas consequências e de preferência de uma forma que não inutilize totalmente o smartphone.

Bootloop Android Oreo smartphone
Quem nunca sofreu um “Bootloop”?

Este recurso do Android Oreo não conseguirá salvar os teus dados depois do reset de fábrica caso não tenhas efetuado uma cópia de segurança ou backup portanto tem sempre isso em consideração. Mesmo assim é uma ferramenta que nos dá esperança, sobretudo para quem já perdeu um smartphone devido ao temível “Bootloop“.

Android Oreo pode salvar o teu smartphone com o “Rescue Party”

Importa também referir que o “Rescue Party” foi encontrado no código-fonte do Android Oreo na sua versão mais pura, tal como a Google o concebeu.

Dito isto, este será o software de sistema que já começou a ser lançado para os Google Pixel e Nexus. Mais ainda, as diversas construtoras como a Samsung, Motorola, LG, ASUS, e demais podem optar por não incluir esta ferramenta nas suas compilações de firmware (software de sistema).

Por último importa ainda alertar que este “Rescue Party”  pode não resolver todo o tipo de “bootloop” ou salvar todo e qualquer smartphone desta falha muitas vezes fatal. Sabemos que quando o erro é provocado pelo software há solução. Contudo, se esta maleita for provocada por um defeito no hardware então não há solução aparente. Se o problema estiver nos componentes físicos do smartphone não há milagres e terás mesmo que o levar para a assistência.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no FacebookInstagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, já alguma vez sofreste com esta “praga” dos bootloop em algum smartphone Android? Conseguirá o Rescue Party eliminar esta grande pedra no sapato?

Outros assuntos relevantes:

iOS 11 – Apple lançou a “beta 7” com várias novidades para o teu iPhone

Motorola Moto X4 – Smartphone surpreende em novas fotos oficiais

Xiaomi MIJIA Compact Camera: Nova câmara 4K da Xiaomi é oficial

ViaAndroid
Fonteandroidpolice
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).