Android Oreo - Como descarregar e instalar no Asus Zenfone 3

Rui Bacelar
Android Oreo Asus Zenfone 3
Já podes testar as novidades em primeira mão @theandroidsoul

A tecnológica com sede em Taiwan está neste momento a preparar a atualização para Android Oreo. Chegará a todos os seus smartphones da linha Asus Zenfone 3 e claro, a todos os mais recentes da linha Zenfone 4. A espera pode ainda ser longa. Os primeiros smartphones da linha Zenfone 4 deverão receber as novidades durante o primeiro trimestre do ano, juntamente com a ZenUI 4.0. Todos os outros terão que esperar um pouco mais.

Escusado será dizer que a Asus não é propriamente conhecida por ser uma das mais velozes a atualizar os seus dispositivos. Mesmo assim, já temos alguns dispositivos a testar o Android Oreo na sua versão Beta. Aliás, a marca quer mudar a sua reputação, para melhor, com este novo Oreo e quem tem um Zenfone 3 e Zenfone 4 gostará certamente desta mudança de atitude.

Vê ainda: 12 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Para a nova linha de dispositivos, os Zenfone 4 esperávamos uma distribuição oficial já em dezembro. Algo que até à data ainda não aconteceu. É verdade que ainda temos alguns dias de dezembro pela frente mas o mais provável será esta distribuição acontecer só a partir de janeiro de 2018.

Android Oreo para o Asus Zenfone 3 ZE552KL

Já relativamente à linha de 2016, os Asus Zenfone 3, já aqui vimos algumas capturas de ecrã que nos mostraram o aspecto da nova ZenUI 4.0.

Mais simples, elegante, limpa e com poucas aplicações pré-instaladas. Algo que resultará inevitavelmente numa melhor performance e desempenho dos smartphones com esta nova interface e com o novo Android Oreo 8.0

Agora, se tens um Asus Zenfone 3 ZE552KL e queres experimentar as novidades então tenho boas notícias para ti. Uma vez que o firmware de teste (beta) já se encontra em circulação para alguns modelos específicos, sendo o Asus Zenfone 3 ZE552KL um deles, já podes agora descarregar e instalar este novo software de sistema (firmware).

Android-Oreo-Asus-Zenfone-3-1-1.jpgAndroid-Oreo-Asus-Zenfone-3-2.jpgAndroid-Oreo-ZenUI-Asus-Zenfone-1-1.jpgAndroid-Oreo-ZenUI-Asus-Zenfone-2.jpg

Isto é possível graças ao trabalho do programador OreoBooyah da comunidade de programadores independentes, a XDA Developers. Foi ele quem compilou este firmware de forma a que possa ser descarregado e instalado em segurança neste smartphone em concreto.

Cumpre salientar que esta atualização para Android Oreo destinada ao Asus Zenfone 3 está disponível como uma versão beta, pelo menos para já. Dito isto, poderá não ser tão suave ou perfeita como a versão final. Trata-se de uma versão de testes, uma versão beta. Caso não te importes com um ou outro bug então terás aqui uma oportunidade para satisfazer a tua curiosidade.

Android Oreo na versão beta para este Asus Zenfone 3

De qualquer forma, a marca de Taiwan deverá fornecer esta atualização para o Asus Zenfone 3, já na sua verão final e estável na melhor das hipóteses a partir de fevereiro de 2018.

Este software de sistema (firmware) ainda não é a versão final e estável. Além disso, procede por tua conta e risco. Certifica-te de que dominas o básico na instalação de novo software antes de seguir este tutorial. A 4gnews escusa-se de qualquer responsabilidade.

Este software de sistema (firmware) é apenas compatível com o Asus Zenfone 3 com o número de modelo ZE552KL. Tentar instalar este firmware noutro modelo irá resultar num brick do teu dispositivo. Além disso, guarda todos os teus ficheiros importantes. Desde música, contactos, vídeos, imagens, tudo aquilo que queiras preservar. Necessitarás de fazer um wipe (reset de fábrica durante o processo).

Descarrega AQUI ou AQUI o firmware para o Asus Zenfone 3

Depois de feito o download do firmware necessário (link acima), vamos agora instalar o Android Oreo no Asus ZenFone 3 (ZE552KL). Em primeiro lugar certifica-te de que o teu dispositivo está a utilizar o firmware WW-14.2020.1711.75. Caso tenhas instalado a TWRP recovery ou outra recovery que não a original, terás que reverter e voltar para a recovery original.

Instalação passo-a-passo do Android Oreo:

  1. Descarrega o ficheiro ZenFone 3 Oreo beta .zip a partir do link acima.
  2. Transfere este mesmo pacote de firmware para o teu cartão de memória MicroSD.
  3. Reinicia o teu Asus ZenFone 3 no modo de recuperação (recovery):
  4. Para tal, em primeiro lugar desliga o teu smartphone. Espera entre 5-6 segundos até que o ecrã / tela se desligue.
  5. Agora carrega e pressiona o botão On/Off (Power) e o botão Diminuir Volume. Mantém ambos pressionados até que vejas o novo ecrã.
    1. Caso seja necessário, quando chegues ao ecrã com o ponto de exclamação pressiona a tecla Diminuir Volume e em seguida pressiona o botão On/Off para chegar à recovery padrão. Poderás ver a mensagem "recovery" no topo do ecrã.
  6. Agora, seleciona a opção "install update via microSD card".
  7. No próximo menu/ ecrã seleciona o ficheiro .ZIP que transferiste no passo 1. Espera um pouco até que o dispositivo instale o Android Oreo.
  8. Assim que estiver concluído voltarás ao ecrã inicial da recovery. Agora, reinicia o teu Asus Zenfone 3 "Reboot system".

O processo de instalação está terminado. Agora o teu dispositivo vai iniciar e isto pode demorar algum tempo. Terás aqui uma instalação limpa do Android Oreo, versão beta. Lembra-te, todo este procedimento é feito por tua conta e risco. Só deve ser aplicado ao Asus ZenFone 3 (ZE552KL).

Processo exclusivo do Asus ZenFone 3 (ZE552KL)

Se quiseres, e para não perderes os próximos artigos, listas, dicas e análises, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de Facebook, Instagram e claro, no YouTube.

Faremos uma pequena interrupção agora no Natal. É tempo de aproveitar o tempo com a família e todos aqueles que nos são mais próximos do coração. Voltaremos em força, já em janeiro!

Espero que este novo firmware que te ajude a aquietar a curiosidade. O Android Oreo 8.0 é realmente uma versão com novas funcionalidades bem vindas. Até mesmo o seu aspecto geral está bem apelativo. De qualquer forma, procede com calma e cautela durante a instalação.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi Max 3 será um monstro com 5500mAh e ecrã de 7 polegadas!

Snapdragon 670 – o próximo “coração” para smartphones da Qualcomm

OnePlus 5 – Android Oreo 8.0 chega oficialmente com a OxygenOS 5.0

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).