Android Oreo 8.1 - O que traz de novo esta versão do OS da Google?

Rui Bacelar
Android Oreo 8.1 Google
Eis o que mudou com esta nova versão do OS da Google

Tal como anunciado anteriormente, aqui na 4gnews, a Google já anunciou a chegada oficial da nova versão Android Oreo 8.1. Esta nova versão já pode ser descarregada para vários smartphones da Google o como os Pixel 2, Pixel 2 XL, Pixel, Pixel XL, Pixel C, LG Nexus 5X e até para o Huawei Nexus 6P. Caso estejas interessado vê aqui como descarregar e instalar o novo firmware.

Vê ainda: Motorola acaba de apresentar o novo Motorola Moto Z 2018 edição Kingsman

Posto isto, afinal o que é que mudou do 8.0 para o Android Oreo 8.1? O que esperar desta nova versão que, eventualmente, chegará mais tarde aos demais smartphones que utilizam o sistema operativo da Google? Olhemos então para as novidades, tal como podem ser vistas na página oficial do Android Developers.

Android Oreo 8.1 trará a Rede Neural

A "Neural Networks API (NNAPI)" ou API da rede neural providenciará às aplicações a aceleração de harware (componentes físicos) necessária para uma eficaz aprendizagem dos mecanismos de inteligência artificial ou machine learning, incluídos nos nossos smartphones.

Desde o Google Assistant à Samsung Bixby, o Android Oreo 8.1 quer agilizar o funcionamento e aprendizagem destas assistentes virtuais. Os desenvolvedores e programadores terão assim mais ferramentas e mecanismos para reforçar as capacidades destas inteligências artificiais para que estas possam ser finalmente úteis!

Notificações no Android Oreo 8.1

As aplicações poderão agora lançar apenas um alerta de notificação, um som de notificação por segundo. Para que não sejas bombardeado com "Plins" e outros sons em catadupa assim que te ligas à Internet e recebes todas as notificações em atraso. Esta novidade da Google não afecta o funcionamento dos outros aspectos do sistema de notificações.

Optimização de funcionamento nos dispositivos com pouca RAM

O Android Oro 8.1 (API level 27) adiciona duas novas funcionalidades, duas novas constantes ou padrões de adaptação do sistema operativo às características de hardware do dispositivo em si.

Android Oreo 8.1 Top recursos
Esta é a 8ª versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis

São elas a FEATURE_RAM_LOW e a FEATURE_RAM_NORMAL. Estes novos padrões vão ajudar os programadores a gerir melhor a gestão de RAM, ou melhor, a afectação da memória RAM para as suas Apps. Teremos assim um comportamento diferente na gestão de memória em dispositivos com pouca RAM e nos dispositivos mais abonados.

Acima de tudo, estas novas constantes servirão para que a Google possa assegurar uma experiência de utilização mais fluída e gratificante a todos os utilizadores deste seu Android Oreo. Será uma forma de garantir que até mesmo os smartphones de baixo custo, ou pelo menos com especificações técnicas mais comedidas, serão capazes de correr a maioria das aplicações sem travar ou sofrer lentidão.

Preenchimento automático no Android Oreo 8.1

Neste Android 8.1 Developer Preview (API de nível 27) temos aqui várias melhorias para os mecanismos (frameworks) de preenchimento automático. Desta forma será mais simples, rápido e eficaz implementar esta funcionalidade nos dispositivos que utilizem o sistema operativo da Google.

Google reforça a Segurança no Browser

Podes agora controlar e vigiar os relatórios enviados pela Apps (aplicações) para o mecanismo de Navegação Segura da Google, o Safe Browsing. Ciente do crescente número e ameaças online para os nossos dispositivos é normal vermos a gigante tecnológica a encetar esforços para garantir a nossa segurança e a dos nossos dispositivos.

Poderás também obrigar a tua aplicação (caso sejas um programador / desenvolvedor) a executar automaticamente um certo tipo de ações - tal como regressar a um link/website seguro logo que encontre ou detecte uma URL que o mecanismo de Navegação Segura da Google reconheça como sendo uma ameaça.

Em suma, poderás obrigar a tua App a regressar a um porto seguro ou ligação segura, evitando assim possíveis danos ou ataques à tua segurança, algo que nunca é em demasia.

A Google e o WallpaperColors

O Android Oreo 8.1 Developer Preview (API de nível 27) adiciona suporte para a gestão e escolha das cores dos wallpapers utilizados. Esta funcionalidade permitirá aos desenvolvedores / programadores criar um objecto WallpaperColors a partir de um objecto bitmap, personalizável.

Memória Partilhada no Android 8.1 Oreo

Com este novo API de nível 27 é introduzido um novo sistema, uma nova classe de memória partilhada ou SharedMemory. Esta nova classe permite aos desenvolvedores / programadores criar, mapear e gerir anonimamente a partilha de memória entre os vários processos e/ ou aplicações.

Para mais informações sobre este tema e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

As imagens do Android 8.1 Android já estão disponíveis para download e instalação para os dispositivos acima mencionados mas cumpre salientar de que precisarás de desbloquear o teu bootloader para poder instalar este novo firmware (software de sistema), tal como podes ver aqui, na 4gnews.

E tu, estás ansioso pela chegada do Android 8.1 Oreo aos dispositivos eleitos para testar a Developer Preview? Sendo eles os Pixel 2, Pixel 2 XL, Pixel, Pixel XL, Pixel C, LG Nexus 5X e até para o Huawei Nexus 6P. Temos algum Beta Tester ou programador entre os nossos leitores?

Outros assuntos relevantes:

Será esta a primeira imagem real do OnePlus 5T?

Apple iPhone 8 e OnePlus 5 lideram o mais recente Top 10 da AnTuTu

Motorola Moto X4 – Como instalar o Firmware oficial ou ROM oficial

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Desenvolveu desde cedo o gosto pela escrita e comunicação. Em leis formado, tem como hobbies a aquariofilia e a música. Mas é na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e no Pplware a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.