Android Oreo 8.1 já está a chegar ao Essential Phone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

As vendas do Essential Phone foram bastante desapontantes, a IDC não escondeu a sua desilusão para este smartphone da start-up fundada por Andy Rubin. Apesar de ser bem recebido pelos entusiastas do sistema Android, o seu lançamento não foi desprovido de percalços. Agora, os utilizadores deste dispositivo já estão a receber o Android Oreo 8.1.

Esta é a mais recente versão do sistema operativo da Google. Depois do lançamento da versão 8.0 em agosto passado, a versão 8.1 foi lançada no passado mês de dezembro. Trata-se de uma pequena iteração com correções de erros e poucas novidades. Mesmo assim, é bom ver as construtoras a esforçar-se para atualizar os seus dispositivos.

Vê ainda: d

O anúncio foi feito pela própria Essential através do seu Twitter. A partir de agora o Android Oreo 8.1 estará disponível na versão Beta. Desta forma, a empresa norte-americana cumpre assim a sua palavra. Saltará diretamente do Nougat para o Oreo na sua versão 8.1, abdicando portanto da versão 8.0.

Neste momento a primeira versão beta, a primeira build ou firmware (software de sistema) já está a ser distribuída aos utilizadores. Chegará via OTA (over the air) a todos os interessados e a quem ainda estiver a utilizar uma versão beta do Android Oreo 8.0.

Essential Phone já está a receber o Android Oreo 8.1

Caso o utilizador não tenha aderido ao programa beta este terá que descarregar os ficheiros necessários através do site da marca. Em seguida terás que instalar os ficheiros de sistema no teu Essential Phone. Encontrarás um guia para todo o processo de flash no site da própria marca. Será assim um bom salto, desde o Nougat diretamente para a mais recente versão do sistema operativo da Google.

Versão Beta já está disponível para o Essential Phone

Olhando agora para o changelog oficial, o registo das mudanças, podemos ver que a Essential também adicionou alguns trunfos e ferramentas ao Android Oreo no seu estado puro. Teremos aqui a seleção te texto inteligente, as aplicações instantâneas, o modo Picture-in-Picture, entre outras.

Sem esquecer o reforço de rapidez para a abertura de aplicações. Maior velocidade para a inicialização de todo o Essential Phone. Teremos sobretudo um grande reforço da segurança com a inclusão também patch de segurança de fevereiro. Terás ainda algumas adições feitas pela própria marca ao Calendário, Relógio e outros ícones de aplicações de sistema.

Esta ficheiro com o Android Oreo 8.1 na sua versão beta é pesado. Com 500MB terás muitas novidades no seu interior portanto convém também que tenhas espaço livre para o instalar. Note-se que esta é uma versão de testes, uma versão beta que pode conter erros e instabilidades. A marca, até ao momento, não forneceu uma data para a chegada da versão estável.

Alguém tem este dispositivo em Portugal?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9. Prepara-te para fechar os olhos…

d One?

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.