Android Oreo 8.1 beta já está a chegar ao Essential Phone via OTA

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

É um dispositivo praticamente desconhecido ou extremamente raro em Portugal, o Essential Phone de Andy Rubin é um peculiar smartphone topo de gama. Primando pela sua construção em cerâmica com estrutura metálica e ecrã completo. Agora, está finalmente a receber o Android Oreo 8.1 via OTA, ainda que em versão Beta.

Com a última compilação de testes (beta) a ser disponibilizada no dia 14 de fevereiro, os utilizadores só podiam testar esses Android Oreo 8.1 se fossem peritos em instalações via sideload. Agora, para facilitar o processo de instalação, esta mesma atualização está a chegar via OTA (over the air).

Vê ainda: d

Ora, apesar de ainda estarmos à espera que o Essential Phone receba uma atualização estável e global baseada no Android Oreo, já desde novembro que o programa beta está em vigor. Mesmo assim, depois de vários meses de testes, a empresa decidiu arrastar ainda mais este programa beta.

Para quem quiser manter-se com uma versão estável do Android, o Nougat continua a ser a única opção. Recentemente a marca faria saber que saltaria diretamente para o Android Oreo 8.1 e apesar de isso serem boas notícias, mascaravam uma verdade inconveniente. O programa beta ainda está cá para durar...

Essential Phone recebe o Android Oreo 8.1 (beta) via OTA

O pior de tudo? Até à data se quisesses experimentar o novo firmware baseado no Android Oreo terias que te inscrever no programa beta e instalar manualmente o software. E não me refiro a conceder permissões de instalação no smartphone, não! Refiro-me a teres que fazer o download dos ficheiros de sistema, instalar o ADB no teu PC e depois é que instalavas o Android Oreo no teu Essential Phone. O processo chama-se sideload ou instalação paralela.

OTA = over the air

Agora, a marca decidiu simplificar a vida aos interessados. Já ninguém tem paciência ou tempo a perder com o processo sideload. Por isso mesmo, decidiram entregar este firmware de sistema via OTA (over the air), como toda e qualquer outra atualização. Algo simples e familiar a qualquer utilizador.

Para quê complicar quando as atualizações via OTA são tão mais fáceis? Finalmente chegariam a essa conclusão. Agora, basta entrar aqui, na página do programa beta e escolher o "Over-the-Air" dentro da forma como queres receber a atualização do Android Oreo.

Esperemos que a versão final, estável, não tarde muito a chegar aos utilizadores.

Assuntos relevantes na 4gnews:

reo

Huawei Mate 10 já pode fazer um zoom de 10x para fotografias “close-up”

Pokémon GO: Kyogre, Groudon e Rayquaza juntam-se à Legendary Week

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.