Android Oreo 8.1 ainda vai demorar bastante a chegar!

Rui Bacelar
Android Oreo 8.1
Relaxa, ainda terás que esperar bastante até que o Android Oreo 8.1 esteja disponível

Está na hora de por os pontos nos "i's". Apesar de isto não ser uma novidade para qualquer ser pensante, por vezes encontramos publicações que nos deixam seriamente alarmados. Seja pelo seu grau de incúria ou pela pura caça ao click que representam. Uma delas é a suposta chegada em breve do Android Oreo 8.1, tal como pode ser visto aqui num blog que nem me atrevo a nomear.

Vê ainda: Começa o fim de semana com 35 Apps gratuitas na Google Play Store

Á primeira vista, nada de mais, nada de mal...é sabido que a Google está constantemente a trabalhar em novas versões do seu sistema operativo Android, corrigindo erros, optimizando a estabilidade do sistema como um todo e criando novas funcionalidades.

É ainda um dado adquirido que após o 7 segue-se o 8 e que depois do 0 vem o 1. Posto isto, ao Android Oreo 8.0 seguir-se-á o 8.1, a menos que as regras da matemática mudem da noite para o dia.

Por outro lado, acredito nos relatos do techdroider quando este diz que um utilizador do Reddit concluiu que o Android 8.1 estava a chegar depois de ter reparado no pacote de ferramentas de desenvolvimento do sistema operativo, o Android SDK Build-Tools 26.0.2 já tinha suporte para o Android 8.1.0 e que algumas aplicações da Google já almejavam a API 27.

Até aqui tudo bem mas...para o utilizador comum - e note-se que em Portugal e no Brasil será extremamente reduzido o número de utilizadores com um smartphone Pixel - isto não quer dizer rigorosamente nada, uma vez que muito provavelmente ainda devem estar a utilizar o Android Nougat na melhor das hipóteses.

Android Oreo 8.1
Dados: Google

Perante tão magra representação do Oreo (8.0), afirmar que o 8.1 está a chegar é simplesmente dar falsas esperanças ao leitor. Note-se que a data prevista para a maioria das marcas começarem a atualizar os seus topos de gama é dezembro de 2017 portanto até meados de 2018 ainda veremos muita gente à espera do Android Oreo 8.0 para o seu dispositivo, a menos que algumas construtoras decidam saltar diretamente para o 8.1 o que não seria inédito.

Dito isto, sim o Android 8.1 vai chegar e talvez chegue ainda em 2017 para os utilizadores do Google Pixel e Pixel 2. Com alguma sorte também chegará aos Nexus 6P mas não esperem mais do que isso.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Todos queremos o nosso smartphone atualizado, sim, claro! Mas não vamos para isso inventar fumo onde nem sequer foi anunciado o fogo...

Outros assuntos relevantes:

Mensagens Android – 100 milhões de downloads na Google Play Store

Motorola – Evan Blass mostra-nos o novo Moto Snap Polaroid Insta-Share

OnePlus 3 e OnePlus 3T já receberam o Android Oreo na versão Beta

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.