Android Oreo 8.0 não chegará ao Essential Phone, ainda bem!

Rui Bacelar
Essential Phone Android Oreo 8.0
O smartphone terá sido essencialmente esquecido nas prateleiras.

A mais recente versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis, o Android Oreo 8.0 seria disponibilizado no dia 21 de agosto de 2017. Versão que está agora a chegar a vários smartphones das mais variadas fabricantes. Entretanto, a Google disponibilizaria uma atualização incremental para o Android Oreo 8.1. Essa será a versão que chegará ao Essential Phone PH-1.

Este dispositivo começaria a testar o Oreo na sua versão Beta durante a época natalícia em 2017. Esperava-se que deste então a versão estável, global, chegasse aos utilizadores antes do final de janeiro. Algo que acabou por não se verificar. Em vez disso a Essential lançaria uma terceira versão beta do Android Oreo 8.0.

Vê ainda: Android P – Google poderá disponibilizar primeira versão beta em breve

Agora, segundo nos conta a própria marca através do seu Twitter, os planos de atualização serão ligeiramente diferentes. Essencialmente o Essential Phone saltará diretamente para a mais recente versão, o Oreo 8.1. São boas notícias uma vez que a última atualização trouxe novos "truques", funções e melhorias de estabilidade.

Aliás, de acordo com a empresa Andy Rubin, a versão anterior estava a apresentar diversos problemas de estabilidade que apenas uma atualização para Android Oreo 8.1 poderia resolver. Pois bem, será isso mesmo que vai acontecer a quem tenha um destes dispositivos móveis.

Essential Phone saltará diretamente para o Android Oreo 8.1

Ora, apesar da ideia ser perfeitamente razoável, afinal de contas é sempre melhor receber uma nova versão do que a antiga. Infelizmente isto significa que o tempo de espera pela versão estável acaba de aumentar. A própria marca garantiu que em breve chegará uma nova versão Beta deste novo Android Oreo 8.1.

Seja como, for, não deixa de ser uma versão estável, sem bugs e que já trará mais funções (como a identificação da força das conexões Wi-Fi públicas), do que a versão anterior. Esperemos é que os utilizadores do Essential Phone sejam pacientes.

An update on the public release of Oreo: pic.twitter.com/fPJRtX7kvY

— Essential (@essential) 30 de janeiro de 2018

Em suma, os utilizadores terão que esperar um pouco mais pela versão estável e final mas pelo menos receberão a versão 8.1 nos seus dispositivos.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.