Android: As novas regras para desbloquear o "bootloader" do teu OnePlus

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A OnePlus é uma das fabricantes de dispositivos móveis Android que, historicamente, sempre defendeu a personalização do sistema operativo. Aliás, esta foi a mesma marca que chegou a incorporar a Cyanogen no seu primeiro topo de gama. Agora, nas vésperas do OnePlus 6T temos novidades alusivas ao bootloader dos seus dispositivos.

Por bootloader entenda-se o motor de arranque de todo e qualquer smartphone, neste caso em dispositivos Android. Termo que é commumente associado a root, permissões de raíz e personalização e/ou Custom ROM's ou ROM's personalizadas.

Vê ainda: Huawei Honor 8X e 8X Max são oficiais com preço incrível

Em primeiro lugar torna-se necessário desbloquear este bootloader para correr, para instalar uma Custom ROM ou ROM personalizada. Algo que nos terminais da OnePlus tem sido incrivelmente fácil, pelo menos até ao momento.

A fabricante Android sempre deu aos seus utilizadores uma total liberdade de fazerem o que bem entenderem relativamente ao software dos seus dispositivos. Por conseguinte o processo de desbloqueio deste mesmo bootloader numa foi um desafio.

OnePlus implementa novas regras para desbloquear o bootloader

Todavia, nas vésperas do seu novo OnePlus 6T - apresentação marcada para 30 de outubro - temos algumas notícias inesperadas. Algo que acabou por causar alguma preocupação junto de alguns fãs e utilizadores da marca. Aqui tendo em conta as respectivas observações no fórum oficial da fabricante chinesa. Em suma, a partir de agora será necessário preencher um formulário, um requerimento para desbloquear este mesmo bootloader. Algo que pode ser feito aqui, bastando teres uma conta no fórum da OnePlus.

A mais recente implementação da tecnológica chinesa enquadra-se na linha das demais fabricantes. Note-se que também a HMD Global) faz exatamente a mesma coisa para quem queira desbloquear o motor de arranque dos seus terminais.

OnePlus 6T chega no dia 30 de outubro

Em suma, caso queiras desbloquear o bootloader do teu OnePlus terás que preencher o formulário. Em seguida receberás um código de desbloqueio no teu correio eletrónico (email). Esse mesmo código permitir-te-á desbloquear este motor de arranque por tua conta e risco.

Para o utilizador comum será apenas mais um formulário a preencher. Serão mais alguns minutos de atenção mas o resultado final será exatamente o mesmo, uma mera questão de regulamentação.

Numa outra nota, aguardamos agora pela apresentação do próximo topo de gama Android desta fabricante, o OnePlus 6T no dia 30 de outubro.

Editores 4gnews recomendam:

Honor 8C é o mais recente smartphone de gama média da Huawei

Vídeo do Honor Magic 2 mostra a mesma ideologia do Xiaomi Mi Mix 3

Android. Huawei Honor View 10 começa a receber a desejada atualização

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.