Android One: Porque é que a Samsung e Huawei não nos oferecem?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 4 min.

O Android One começa a ser um tema popular nos últimos tempos. Marcas como BQ e Xiaomi já aderiram, contudo, porque é que Huawei e Samsung continuam de fora?

Visto que são as empresas que mais vendem smartphones Android, porque é que a Google não os convenceu a utilizarem o seu sistema operativo?

Vê ainda: Galaxy S10: Sensor biométrico no ecrã é quase garantido

Vamos por partes. Primeiro temos de explicar de forma simples o que é o Android One. Já agora pegarei no Android Go. O conceito é o mesmo mas para tipo de smartphones diferentes.

A Google lançou o "One" a primeira vez para equipamentos de gama-baixa e mercado em vias de desenvolvimento. Aliás, a BQ foi a primeira fabricante do mundo a lançar um terminal com Android One. Porém, a pouca procura do sistema fez com que a empresa de Mountain View mudasse um pouco as coisas.

Android One começa a ganhar cada vez mais popularidade na Europa

Em vez de trazer o sistema para smartphones de gama-baixa e para mercados específicos, a Google abriu o software para todos os fabricantes que quisessem entrar na parceria. Não há muitos lados negativos, aliás, para o consumidor só há pontos positivos.

Smartphones com Android One recebem atualizações a tempo e horas enviados pela Google. O fabricante precisa apenas de adaptar uma ou outra aplicação ou funcionalidade específica. No Xiaomi Mi A1, com Android One, temos apenas a possível conexão com a conta Xiaomi nas definições.

Temos um sistema muito idêntico ao Google Pixel com a versão pura do Android. Simples e eficaz. Faz aquilo que precisas sem precisar de muitas especificações para tal.

Então se só temos pontos positivos, porque é que a Samsung e Huawei não instalam o Android One nos seus dispositivos?

Já se falou que a Samsung está a trabalhar num smartphone com o sistema "GO". O sistema Go segue a mesma ideologia do "One" mas destinado a smartphones com baixas especificações. O sistema tem ainda menos funcionalidades para nos dar uma experiência fluída.

Já se falou também que a Huawei estaria para trazer um "Go" ao mercado, porém, até agora está tudo em águas de bacalhau.

A verdadeira razão para Samsung e Huawei não trazerem Android One

Até posso aceitar que os topos de gama nos tragam a Samsung Experience e EMUI da Huawei, mas nos gama-média, porque não trazer o Android One se é, claramente, superior aos outros sistemas?

Tal como tudo na vida, tudo isto está relacionado com cifrões $€£! Os smartphones gama-média e gama de entrada são os mais vendidos das marcas.

Por muito que façam publicidade ao seu flagship, é nos gama-média que as vendas são mais fortes. É nos gama-média que o nome da marca se espalha. Vê o exemplo do Huawei P8 Lite em Portugal. Foi o que realmente elevou a marca no nosso país.

Se a Samsung ou Huawei abdicam do seu User Interface nestes equipamentos abdicam de parcerias que valem muito, mas muito dinheiro. (presumivelmente... Quase garantido)

Repara que a Samsung, por exemplo, tem uma quantidade de aplicações da Microsoft pré-instaladas nos equipamentos. Algo que não poderia acontecer com o Android One.

A Huawei é outra que também traz aplicações pré-instaladas. O Facebook, Trip-advisor ou uma quantidade de "demos" de jogos. Não esperes que a Huawei ou outra fabricante instale algo de origem sem ganhar com isso.

Sem falar nas suas lojas de aplicações que não poderiam existir. A "Galaxy Apps" ou a "loja de Temas" dos Huawei. É mais lucro que as fabricantes teriam de abdicar para ter o Android One.

As pessoas iam gostar do Android One e isso era mau para os fabricantes

Temos marcas que não tem nada a perder com o Android One. A Xiaomi e Nokia tinham de entrar forte no mercado Europeu, uma forma de o fazer era dar-nos um terminal com a versão pura do sistema da Google. A BQ não tem serviços extra a não ser a garantia de 5 anos. Ou seja, nada a perder também!

Se a Huawei e Samsung investissem em Android One os utilizadores não iam gostar. Eles iam amar! Até podia ser diferente no início mas garanto que teriam sucesso.

Se os terminais com Android One tivessem sucesso isso seria mau para as tais parceiras que as fabricantes fazem com empresas de aplicações ou até com a grande Microsoft, no caso da Samsung.

Quando virmos uma Samsung ou Huawei lançar um smartphone com Android One é sinal que estão em desespero e precisam seriamente de reconquistar o mercado.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Google Chrome dará para guardar conteúdo offline

Google Play Store: Faz download da nova versão da aplicação (10.6.08)

Google Fotos trará uma funcionalidade à muito esperada

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.