Android One da Google é alma do novo smartphone Sharp S3

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Sharp é uma das fabricantes que mais tem apoiado a Google com o seu Y!Mobile.

Vê ainda: d

O novo smartphone está a ser apelidado de Sharp S3 Android One pelas razões óbvias. Chega agora para substituir o modelo S2 que já havia sido apresentado no início do ano passado. Já durante o último Verão esta mesma empresa havia apresentado o modelo X1, outro equipamento com Android One que aposta sobretudo na autonomia de bateria.

Agora, este smartphone Sharp S3 Android One chega com características de gama média com especificações bastante humildes. Todavia tem alguns trunfos a seu favor, sobretudo a nível de qualidade de construção. Algo que também despertou o nosso interesse.

Sharp S3 Android One, o nome diz tudo.

Em primeiro lugar, o novo smartphone da Sharp destina-se ao mercado japonês. Desta-se por utilizar a plataforma Android One tal como o seu nome indica. O seu design encaixa perfeitamente na mais branda definição de genérico. Algo que lhe assenta bem pois não deixa de ser um dispositivo bem humilde nos seus vários aspectos e parâmetros como em seguida poderemos ver.

Tal como podem ver, o smartphone Sharp S3 Android One tem umas margens ou bezels bem notórios que revestem todas as suas laterais. Principalmente acima e abaixo do ecrã é difícil não tropeçar nestes bezels. Já por outro lado temos todos os seus botões físicos localizados na lateral direita do dispositivo em si.

Sistema operativo é o Android One (Android Oreo) da Google

Na traseira deste Sharp S3 Android One temos o logótipo da marca e do "Android One". Temos ainda uma única câmara traseira e o respectivo flash LED. O smartphone aparenta ser bastante compacto e caberá confortavelmente num bolso. Conta ainda com um ecrã ou tela de 5 polegadas com resolução Full-HD (1920 x 1080p).

O seu ecrã é desenvolvido pela própria Sharp, apelidando-o a marca de IGZO display. Já no seu interior temos um processador (SoC) Snapdragon 430 da Qualcomm, uma das suas ofertas de entrada. Podemos encontrar ainda 3GB de memória RAM, 32GB de armazenamento interno expansíveis via cartão de memória microSD e uma câmara traseira de 13MP. Já na parte frontal temos uma simples câmara de 5MP para todas as tuas selfies e video-chamadas.

Para manter tudo a funcionar o Sharp S3 Android One utiliza também uma bateria de 2700mAh com o sistema operativo Android Oreo a ser distribuído e garantido pela plataforma "One". Receberá atualizações de software fornecidas diretamente pela Google e não pela fabricante.

Smartphone lançado ao abrigo da iniciativa Android One da Google

E apesar de a sua bateria não ter uma enorme capacidade, apesar das suas margens serem bem notórias, apesar de a sua construção não ser em metal ou vidro, o dispositivo promete ser bem robusto. Com efeito, é dotado de certificação IPX5/8 (à prova de água) e IP6X (à prova de poeiras). Em suma, é um equipamento dotado de certificação IP68 (resistência à água e ao pó).

Smartphone não deverá ser vendido na Europa

Ausente do design deste novo smartphone Android está um leitor de impressões digitais ou leitor biométrico pelo que lhe faltará esta característica / método de autenticação.

O smartphone Sharp S3 Android One está disponível em Preto, Verde, Bege e Rosa no Japão pelo equivalente a 297 dólares. Segundo consta poderá chegar a mais mercados asiáticos. Na Europa poderemos optar, por exemplo, pelo smartphone Xiaomi Mi A1. Aliás, este dispositivo usufrui de uma ótima reputação (merecida) nos mercados ocidentais.

O smartphone Sharp S3 não chegará à Europa

Com efeito, não contem com uma distribuição para a Europa ou outras regiões que não a Ásia. Isto claro, a menos que a marca decida expandir-se para o nosso mercado e começar a disponibilizar aqui em Portugal as suas ofertas. Algo que não me parece ser muito provável.

Em última análise não deixa de ser positivo ver um novo smartphone lançado ao abrigo desta nobre iniciativa da Google. É um programa (o One), extremamente vantajoso para todo e qualquer smartphone com especificações técnicas modestas ou limitadas. Trata-se de uma versão do sistema no seu estado mais puro, otimizado para correr em qualquer tipo de smartphone.

Considerarias a sua aquisição caso o smartphone chegasse aos nossos mercados? Deixa-nos a tua opinião abaixo, na secção dos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi entrará de forma oficial em novo país da Europa

Criptomoedas: Quem são os utilizadores em Portugal? (Questionário)

Huawei Mate 10 está cada vez mais longe dos Estados Unidos da América

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.