Android One: Google e Nokia estabelecem parceria para o futuro

Carlos Oliveira
Nokia Android One Google
Google e Nokia unem-se para abraçar o projecto Android One

A apresentação da Nokia na Mobile World Congress terminou à escassos minutos. Neste evento ficamos a conhecer as novas propostas para o mercado Android da empresa finlandesa. Diferentes gamas do mercado foram contempladas nesta apresentação mas todas elas tiveram algo em comum: o Android One da Google.

Desde que a Nokia enveredou pelo mercado Android que a mesma se caracteriza pela sua interface limpa. Uma interface muito próxima do estado mais puro do seu sistema operativo. Algo que certamente tem contribuído bastante para as rápidas atualizações disponibilizadas pela marca.

Vê ainda: Samsung Galaxy S9, nova estrela da Samsung já é oficial!

Mas agora, em 2018, a empresa finlandesa quer estender ainda mais este paradigma. Ao estabelecer uma estreita parceria com a Google, a Nokia pretende levar o Android One a todos os seus futuros equipamentos.

Se estiveste atento aos equipamentos hoje apresentados pela Nokia, em Barcelona, então certamente te deste conta de um certo padrão. Apenas um dos novos smartphones apresentados não conta com Android One.

Esse é o Nokia 1, o mais barato equipamento da empresa que chega ao mercado com Android Go. Tudo porque o seu hardware é do mais básico que podes imaginar. Tratando-se de um equipamento de gama baixa, o mesmo conta com um sistema operativo optimizado para a sua realidade.

Google e Nokia: parceiras para o futuro no Android One

De resto, incluindo até o seu novo topo de gama Nokia 8 Sirocco, todos foram apresentados ao abrigo do programa Android One da Google. Isto significa que todos eles chegarão ao mercado com uma interface limpa, sem qualquer bloatware nem aplicações desnecessárias. Isto significará ainda atualizações atempadas.

Esta parceria entre a Google e a Nokia será algo para manter ao longo dos próximos tempos. Um representante da Google subiu ao palco para dar a conhecer ao mundo precisamente essa parceria. Todo e qualquer futuro smartphone, acima do Nokia 1, irá ser abrangido por esta colaboração.

Nokia Google Android One
A tecnológica finlandesa recebeu vários louvores da Google durante a sua apresentação no MWC

A partir de hoje estabelece-se, assim, uma nova definição para o programa Android One. Aquele que inicialmente tinha como propósito levar equipamentos em conta aos mercados emergentes, terá agora como objetivo o lançamento do equipamentos com uma interface limpa e com atualizações a tempo e horas.

Os mercados emergentes não foram esquecidos pela Google. Agora será o Android Go a tomar o lugar do projeto anteriormente referido. Consistirá em apresentar equipamentos de linhas baixas, com preços bem apetecíveis e com um sistema operativo puro.

Já mais do que uma vez enaltecemos o trabalho que a HMD Global tem vindo a desenvolver no quesito das atualizações. Agora, com o abraçar deste programa da Google, o seu estatuto neste campo está cada vez mais cimentado.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi 7. Primeiras imagens reais mostram-nos o futuro da Xiaomi

Nokia 6 2018 com carregamento sem fios e Android One é apresentado

Nokia 8 Sirocco – Smartphone foi apresentado oficialmente

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.