Android. Google confirma que fabricantes podem afinal "esconder" a notch

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Durante os últimos dias, várias notícias têm falado sobre uma polémica referente ao Nokia 6.1 Plus. Este smartphone Android One gama média viu a sua funcionalidade de "esconder" a notch removida. De acordo com a fabricante, isso havia acontecido devido a um pedido da Google.

Ao que parece, alguns dos requisitos do programa Android One envolviam o facto de as fabricantes não poderem colocar à disposição dos utilizadores a opção de esconder a notch. O que desde cedo causou confusão, uma vez que outros smartphones pertencentes ao projeto oferecem esta mesma funcionalidade.

Vê ainda: Aokia 8 trará funcionalidades bastante esperadas

Assim que os utilizadores começaram a demonstrar o seu desagrado e revolta quanto à remoção da funcionalidade, a HMD Global apressou-se a apaziguar os ânimos. Através do seu CPO, Juho Sarvikas, foi comunicado aos utilizadores do Nokia 6.1 Plus que irão voltar a poder esconder a notch após a próxima atualização de software.

O mais interessante é que a Google confirmou à equipa do XDA Developers que não existe qualquer tipo de requerimento no projeto Android One que impeça este tipo de funcionalidade. Assim sendo, a "batata quente" volta a saltar para o lado da Nokia.

Google confirma que nada impede os smartphones Android One de esconderem a notch

Embora o mais provável seja que a fabricante não volte a falar no assunto. Qual terá sido o real motivo para a remoção da funcionalidade? Mesmo que tenha sido pura experimentação, porque não colocaram a pergunta aos seus utilizadores primeiro?

Afinal de contas, esta funcionalidade não é de utilização obrigatória. Apenas coloca à disposição dos utilizadores uma ferramenta que lhes permite personalizar o smartphone ao seu gosto pessoal.

Tudo indica que nunca iremos saber porque é que a HMD Global pensou que seria boa ideia afirmar que a Google estava por detrás das suas ações. Será que as fabricantes ainda não perceberam que mais tarde ou mais cedo, este tipo de mentiras acabam sempre por ser desvendadas?

Independentemente dos seus motivos ou razões. O mais importante para os utilizadores do Nokia 6.1 Plus é que poderão muito em breve voltar a esconder a tão polémica notch.

Editores 4gnews recomendam:

Aokia 6.1 Plus vai voltar a receber desejada funcionalidade

ne que não vais querer perder

Google Pixel 3: E se todas as fugas de informação forem mentira?

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.