Android O Google
Eis as principais novidades do Android O

A Google está a preparar-se para disponibilizar o Android O para o público geral e todas as construtoras de smartphone. Este anúncio deverá ocorrer durante o próximo mês de agosto.

Vê ainda: Apple iPhone 8: Este deverá ser o design final do smartphone

Agora, se tens um smartphone Nexus ou um Pixel compatível esta será a última oportunidade de testar o Android O antes do lançamento oficial. Os restantes terão de esperar mais umas semanas, ou meses, ou anos…

   

Google lançará o Android O até ao final do Verão

Apesar de agosto ser o mês apontado como mais provável para o lançamento público do Android O da Google, a gigante tecnológica refere apenas o termo vago “até ao final de Verão”. Relembro que a atual versão 7 Nougat foi lançada em agosto de 2016.

Android Nougat 4gnews Smartphone Android O Motorola
Para já, o Android Nougat é a mais recente versão do OS

Agora, na iminência do lançamento do Android O a Google lançou a última “Developer Preview“, o último pacote de firmware (conceito explicado no fim do último vídeo Tech Recap).

Esta é o quarto – e último – grande pacote de firmware do Android O em Developer Preview lançado pela Google. De momento, se tens um smartphone Pixel, Pixel XL, Pixel C (tablet), Nexus 5X, Nexus 6P podes testar, antes dos demais, a próxima grande versão deste sistema operativo.

Estamos a cerca de 1 mês do lançamento do Android O

De acordo com a Google, a quarta Developer Preview contem os comportamentos finais do sistema, novas correções de erros, optimizações de desempenho e estabilidade para além das versões finais das API’s, disponíveis já deste a última versão.

Será a última oportunidade para testar o Android O antes de ele ficar disponível para o grande público. Se és desenvolvedor de software ou um simples curioso sobre tudo o que é tecnologia, esta é uma boa oportunidade.

Para tal terás essencialmente duas formas de o fazer. Descarregar e instalar manualmente os pacotes de firmware para o teu dispositivo ou, se estás no programa de testes da Google, consulta aqui a disponibilidade das novidades para o teu equipamento.

Depois do lançamento oficial deste Android O as marcas poderão começar a trabalhar nas atualizações para os seus smartphones. Uma tarefa que demorará alguns meses, devendo os primeiros equipamentos começar a receber as novidades em dezembro.

Outros temas relevantes:

Razer pode juntar-se ao mundo dos smartphones e fazer frente à Nintendo Switch

Samsung Galaxy A7 (2018): Já se sabe algumas das suas especificações

Bluboo S8: Já se sabe as especificações e preço do clone do Galaxy S8