Android O permitirá colocar uma atualização de sistema em pausa

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Conforme vão sendo libertadas novas versões de teste do próximo Android O, novas funcionalidades vão sendo adicionadas e, consequentemente, descobertas. Com a chegada da segunda versão de teste da próxima versão do Android, foi então descoberta uma nova funcionalidade que poderá ser muito útil.

Sabe-se agora que o Android O permitirá aos utilizadores colocar em pausa, e retomar posteriormente, qualquer atualização de sistema. Tanto quanto se sabe, esta funcionalidade irá estar disponível tanto em atualizações de grandes dimensões, como em pequenas.

Vê também: Fuchsia não irá substituir o Android, pelos menos por enquanto

As atualizações de sistema são um ponto muito importante para a estabilidade de qualquer smartphone. Para além de receberes as mais recentes versões do Android, é ainda desta forma que recebes as atualizações de segurança desenhadas para o teu smartphone.

As mesmas são cada vez mais essenciais para que te possas prevenir da melhor forma contra eventuais vulnerabilidades que possam surgir no Android. Vulnerabilidades essas que podem ser posteriormente utilizadas por alguém menos bem intencionado, afim de roubar os teus dados pessoais.

Ora, ao proceder a estas atualizações existe uma série de precauções a ter em conta para que tudo corra bem. Desde logo uma boa conectividade com a internet para que o pacote possa ser totalmente descarregado. De preferência uma conectividade Wi-Fi para não gastares todos os teus dados móveis de uma só vez.

Há ainda que ter em atenção a restante carga da tua bateria para que não fiques sem energia a meio do processo e passes a ter um pisa papeis, em vez de um smartphone.

Ora, a partir do Android O, e caso algum destes casos se verifique, poderás então colocar em suspensão a tua atualização. Posteriormente, assim que consigas corrigir o problema, poderás voltar à atualização no preciso ponto onde a interrompeste anteriormente.

De acordo com o engenheiro da Google Elliott Hughes, esta funcionalidade será parte integrante de uma atualização do Play Services.

Sinceramente, eu considero esta uma adição muito bem vinda, por algumas das razões acima descritas. Só tenho pena que a mesma não possa vir a ser estendida a outras versões do Android, pois bem sabemos que, infelizmente, nem todos terão acesso ao novo Android O.

Outros assuntos relevantes:

OnePlus 5 terá uma câmara desenvolvida em conjunto com a DxO

Novo smartphone da Meizu chega a 23 de Maio por menos de 250€

LinkedIn revela quais as 14 empresas onde todos querem trabalhar

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.