Quando é que o Android O chegará aos smartphones mais populares?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 6 min.

O Android O foi apresentado na malwares espalhados no mundo.

Quando é que o Android O chegará aos smartphones populares?

Vamos olhar primeiro às atualizações dos anos anteriores. O Sistema Operativo foi sempre apresentado no início do ano e mais tarde lançado para o público de forma oficial.

Versão AndroidData de lançamento oficial

  • Android 4.0 Ice Cream Sandwich - 18 outubro, 2011
  • Android 4.3 Jelly Bean 9 julho, 2012
  • Android 4.4 KitKat - 31 outubro, 2013
  • Android 5.0 Lollipop - 12 novembro, 2014
  • Android 6.0 Marshmallow - 5 de outubro, 2015
  • Android 7.0 Nougat - 22 de agosto, 2016
  • Android 8.0 O - Agosto (Rumores)

A ideia passa que a próxima versão Android O será lançado já no próximo mês de forma oficial, mas quais e quando serão os smartphones a receber este update?

Se gostares dos vídeos, podes sempre subscrever o nosso Youtube aqui

Lembra-te que aqui falaremos apenas de alguns e baseados nos rumores e no histórico destas atualizações, assim sendo, não entres em pânico se não vires o teu equipamento aqui. Aos poucos lançaremos mais informações de dispositivos que receberão esta atualização.

Android O nos Google

Google Pixel e Google Pixel XL: Estes serão os primeiros a receber a tão esperada atualização logo no dia 1. Sendo que são dispositivos feitos pela Google, é mais do que óbvio que terão prioridade.

Nexus 6P e Nexus 5X: Até ao momento acredita-se que só estes Nexus é que receberão a atualização oficial. É uma pena vermos terminais como o Nexus 5 abandonado, contudo, os anos não perdoam.

Android O nos Samsung

Samsung Galaxy S8 e Galaxy S8+: Sendo que estes são os flagships da Samsung é mais do que óbvio que terão uma prioridade face aos outros terminais. O histórico da Samsung já foi pior do que é neste momento. Acredita-se que os topos de gama receberão a próxima atualização em janeiro de 2018 para os desbloqueados e fevereiro/março para os bloqueados às operadoras.

Galaxy Note 8: Tal como os Samsung Galaxy S8, este Note 8 deverá também estar na lista de prioridades, assim sendo, espera-se que receba o update pelas mesmas datas.

Samsung Galaxy S7 e S7 Edge: Deixaram de ter tanta importância para a Samsung, contudo, continuam a ser dos terminais mais vendidos da marca. A atualização deve chegar um pouco mais tarde que os S8. O histórico aponta para abril.

Galaxy S6, Galaxy S6 edge, Galaxy S6 edge+: Estes terminais deverão também receber a atualização Android O. É provável que a Samsung instale o Samsung Experience em vez do TouchWiz nestes e nos S7. Sendo que a prioridade é menor, é provável que a atualização possa chegar apenas em Junho/Julho.

Galaxy A5, A3, A7 2017: Não são topos de gama mas merecem o destaque devido à sua popularidade. Desta forma, acreditamos que os modelos "A" possam receber a atualização em abril em conjunto com os Galaxy S7.

Galaxy J7, J3, J5 2017: Os gama de entrada da Samsung não são propriamente uma prioridade. Se estes smartphones receberem a atualização, deverá ser por volta de junho.

Android O nos LG

LG V30: É provável que o LG V30 seja a cobaia para o Android O. A LG não tem um bom histórico de atualizações, porém, acredita-se que o LG V30 possa receber a atualização ainda em 2017.

LG G6: Sendo que o LG G6 não vende em demasia pelas operadoras e é um terminal com um currículo forte nos "desbloqueados", acreditamos que o G6 possa também receber a atualização até ao final deste ano.

LG G5: Não esperes que seja uma prioridade, contudo, é um dos equipamentos que a LG não pode esquecer. A sua atualização deverá chegar em maio, tal como foi acontecendo com os flagships com dois anos.

Android O nos Sony

Sony Xperia XZ Premium: O topo de gama deverá receber o novo update até ao final de 2017. A Sony esmera-se para tentar atualizar o mais rápido possível e é provável que seja um dos primeiros a receber a atualização.

Sony Xperia XZ: Tal como o Premium, este XZ deverá também receber a Android O até ao final de 2017, mais tardar até fevereiro de 2018.

Android O nos OnePlus

OnePlus 5: A OnePlus é uma das empresas que olha para as atualizações de forma séria. É esperado que o OnePlus 5 receba Android O antes do final deste ano.

OnePlus 3 e 3T: Sendo os flagships do ano passado um dos mais importantes da empresa, acreditamos que o 3 e 3T receberão a atualização quase ao mesmo tempo do OnePlus 5.

Android O nos smartphones Motorola

Motorola Moto Z2 (ainda não anunciado): O Motorola Moto Z2 ainda não foi apresentado, todavia, acreditamos que a Moto não perca tempo em lançar atualizações para os seus flagships. Se tivéssemos de apostar, acreditaríamos que receberíamos o update Android O até ao final do ano ou inícios de 2018.

Motorola Moto Z: O topo de gama do ano passado mostrou-nos a revolução nos módulos, é seguro dizer que estes tem um impacto forte no mercado, principalmente brasileiro. Esta atualização poderá chegar em inícios de 2018.

Motorola Moto G5 e G5 Plus: Apresentados na Mobile World Congress 2017, os Moto G5 são um bom exemplo de como se faz um bom gama média. As atualizações para os modelos "G" demoram sempre um pouco mais, porém, é credível que a atualização chegue antes da apresentação do Moto G6, ou seja, antes de março 2018.

Android O nos Nokia

Nokia 3, 5 e Nokia 6: A Nokia prometeu que estes terminais receberiam Android O. Ainda que não tenhamos um histórico daquilo que a marca pode fazer, acredita-se que a finlandesa não queira perder a oportunidade de mostrar que está aqui para vencer. Assim sendo, esperamos que cheguem no início do próximo ano ou finais de 2017.

Android O nos Asus

Asus Zenfone 4 (gama inteira): É complicado dar uma data concreta, ou acertar nos números, porém, os novos Asus serão relevantes no mercado. A empresa taiwanesa não é a melhor nas atualizações, pensando desta forma, é possível que vejamos a atualização para o Android O cair na Primavera de 2018

Asus Zenfone 3: Estes terão menor relevância para a Asus, mas foram um dos smartphones com mais sucesso da marca. O histórico não lhes favorece, por isso o nosso prognóstico aponta apenas para o Verão de 2018.

Android O nos Huawei

Huawei Mate 10: O smartphone não será apresentado na IFA em Berlim em setembro, em vez disso, será adiado para outubro ou novembro. É arriscado dizer isto, mas quero acreditar que este dispositivo possa vir com Android O logo desde a apresentação

Huawei P10 e P10 Plus: A Huawei já teve melhores dias nas suas atualizações, mesmo assim, queremos acreditar que o Huawei P10 e P10 Plus receberão atualização em abril de 2018.

Huawei P9: O flagship do ano passado terá menos relevância nas atualizações, porém, é provável que a Huawei queira dar mais um voto de confiança. O prognóstico da atualização do Huawei P9 será para o Verão de 2018

Huawei P10 Lite e P8 2017: Estes smartphones serão a grande questão. Os modelos Lite não são muito valorizados nas atualizações, porém, o P10 Lite e o P8 2017 são bons smartphones com bom hardware e apenas com um ano. Arriscaremos com abril/maio.

Huawei P9 Lite: Uhhhhh.... Complicado afirmar... Este é daqueles smartphones que só saberemos mais tarde, porém, se tiver de apostar lançaria para abril/maio 2018 também.

Isto são apenas prognósticos

Lembra-te que estas datas são-vos dadas em teoria. Não há informação que fundamente metade destas informações. Olhamos para o histórico das marcas e acreditamos que não mude este ano, caso tal aconteça, é provável que estes prognósticos se vejam corretos.

Outros assuntos relevantes:

LG V30: Será que vale a pena esperar por este phablet?

Meizu Pro 7 com dois ecrãs poderá chegar ainda em julho

Xiaomi Mi 5X – Imagens oficiais do equipamento revelam dual câmara

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.