Android 8 smartphone Android 8 smartphone Android
Eis as principais novidades do Android O para o teu smartphone Android

O Android O está prestes a chegar. Tudo indica que a Google lance a versão final, pronta para as marcas daqui a duas ou três semanas. Será sem dúvida uma das grandes novidades do mês de agosto ainda que só devam chegar ao teu smartphone Android no final do ano. Se bem que a maioria das construtoras só deverá disponibilizar esta versão em meados de 2018, a julgar pelo habitual ritmo das construtoras. Note-se que o Android Nougat foi disponibilizado pela Google em agosto de 2016 e só agora é que está a tornar-se popular.

Contudo, se ainda não ouviste falar do Android O ou se não fazes ideia do que ele trará de novo não te censuro. O sistema operativo Android é extremamente fragmentado e de acordo com a própria Google, no início deste mês de julho o Android 7 Nougat só estava presente em cerca de 11% de todos os dispositivos móveis.

Vê ainda: Motorola – Eis os novos Moto Snaps oficiais para a família Moto Z

   

Diria até que te podes considerar um sortudo(a) se o teu smartphone já se encontrar atualizado com o Nougat, apesar de o Android O estar mesmo prestes a ser oficialmente lançado. Portanto, é com um misto de desalento e curiosidade que decidi compilar esta lista de novidades que chegarão ao teu smartphone Android com a próxima grande versão do sistema operativo do robô verde.

8 Novidades do Android O

Já não é a primeira que falamos e olhamos para algumas das novas funcionalidades que provavelmente chegarão a todos os smartphones eleitos para a atualização. Agora, olhemos para o leque de novidades apresentado na última Google I/O. Para que saibam aquilo com o que contar, eis uma pequena lista com as principais novidades.

8º – Autonomia de bateria melhorada para o teu smartphone Android

Quanto menos aplicações e processos estiverem a correr em segundo plano melhor. Melhor…para tua bateria isto é. Este será um dos grandes vetores do Android O que trará regras mais restritas para o tipo de aplicações que terão liberdade para continuar em execução quando não as estás a usar.

Apesar de o Android 7 Nougat já ter introduzido várias melhorias neste sentido, nomeadamente o modo Doze, agora com o Android O teremos protocolos mais severos que limitarão os serviços em segundo plano, as atualizações de localização e outras situações em que as Apps resolviam acordar, consumindo mais energia. Isto será ótimo para os utilizadores mas já para os developers, nem tanto.

7º – Modo PIP (Picture in Picture) do Android O

Esta será uma das novidades a chegar em primeira mão aos utilizadores de um smartphone Xiaomi, graças à MIUI 9 isto é. Para todos os demais, podem contar com este modo PIP ou foto-a-foto assim que o vosso smartphone receber a atualização para Android O.

Android 8 smartphone Android
Demonstração do modo PIP durante a Google I/O 2017

Trata-se de uma novidade particularmente interessante caso estejas, por exemplo, a ver um vídeo no YouTube e queiras fazer outra coisa no teu smartphone sem fechar a reprodução de vídeo. Portanto poderás perfeitamente ver as tendências do YouTube e toda a nova casa dos segredos, ou até mesmo ver Netflix e escrever um email entretanto. Com o aumento do tamanho de ecrã / tela dos nossos smartphones esta novidade é mais do que bem-vinda.

6º – Interface ainda mais simples e homogénea

Esta é uma tendência que já temos visto deste o Material Design implementado com o Android 5 Lollipop. Contudo, agora no Android O teremos tudo mais homogéneo. Menos cor. Menos animação. Conteúdo explícito. Navegação fácil. Sem distrações.

Android 8 smartphone Android
Demonstração da nova UI durante a Google I/O 2017

Se gostas de uma UI (interface gráfica) colorida e repleta de animações então o próximo Google Pixel não será o smartphone ideal para ti. Este equipamento trará o Android O já instalado e podemos ver que os seus menus serão extremamente minimalistas. Teremos apenas uma meia dúzia de animações e cores. Tudo para que os conteúdos estejam mais organizados, fáceis de aceder e sem distrações. Reconheço que alguns utilizadores possam não gostar muito de algo tão… Preto e Branco.

5º – Modo Snooze e Notificações Filtradas

As notificações terão alguns filtros de conteúdo. Isto é, serão agrupadas por grupos entre Alertas, Mensagens gerais, Capturas de ecrã e etc. O utilizador poderá em seguida “silenciar” um destes tipos diferentes de grupos de notificações para desta forma reduzir o incómodo que estas possam causar.

Estou particularmente ansioso pela chegada desta funcionalidade do Android O porque sempre que publico algo no Facebook sou constantemente inundado de notificações de tudo e mais alguma coisa. Haja paciência, ou o Android O.

4º – Audio Hi-Fi via Bluetooth no teu smartphone

Google celebrou um acordo com a Sony para o desenvolvimento de uma nova tecnologia para melhorar a reprodução de áudio via Bluetooth no seu Android O. Na próxima versão deste sistema operativo teremos a implementação de um motor de processamento de áudio da gigante japonesa, o LDAC que chegará com o Android O.

Se gostas de ouvir música no smartphone e se, por ventura, o teu equipamento não tem a porta jack de 3.5mm então fica tranquilo, a reprodução de áudio através do Bluetooth finalmente terá uma qualidade comparável à da “obsoleta” conexão via cabo.

3º – Crachás de Notificações com o Android O

Android 8 smartphone Android
As “bolinhas” sinalizarão novidades e notificações para o teu smartphone Android
Uma mudança subtil mas que poderá facilitar a tua utilização diária do smartphone. Com o Android O os atalhos das Apps terão pequenas bolinhas quando receberem alguma novidade ou notificação pendente. Em suma, tratar-se-á de um alerta para que saibas que há algo de novo dentro daquela App. Continuarás informado sem te saturarem com informação na barra de notificação.

2º – Ícones Dinâmicos no teu smartphone

Por ícones entenda-se as representações, atalhos das App’s. Por dinâmico entenda-se a faculdade de alterar, a teu bel-prazer, a forma e rebordo destes mesmos ícones. Isto é, no ecrã inicial podes optar por ícones com moldura ou acabamento redondo e no menu ou gaveta de Apps por um formato mais quadrado. Esta possibilidade será dada aos desenvolvedores das aplicações bem como ao utilizador final.

1º – Seleção inteligente de Texto

 

Android 8 smartphone
Copiar e colar texto sem janelas pop-up

Com a chegada do Android O ao teu smartphone poderás fazer seleções de texto de uma forma mais rápida e inteligente. Agora sem aquela janela pop-up que distraía mais do que ajudava a copiar e colar texto no teu smartphone Android. Felizmente, no Android 8 todo este processo será muito mais simples e sem distrações.

Estas são apenas algumas das mais importantes novidades que chegarão ao teu smartphone Android assim que as “Oreos” começarem ser disponibilizadas pela própria Google. Entretanto, esperemos que recebas pelo menos a versão 7 Nougat.

Qual a marca do teu smartphone e quando achas que a tua construtora atualizará o teu dispositivo?