Android Nougat já é o mais usado. Android Oreo 8.0 em sexto lugar

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Foi preciso passar quase um ano e meio desde o seu lançamento para o Android Nougat 7.0 se tornar na versão mobile mais usada do sistema operativo. Os números da Google colocam o Android Oreo 8.0 num desenroso sexto lugar e mostram que entre fabricantes e Google ainda há um longo caminho a percorrer.

Todos, principalmente os entusiastas tecnológicos, gostam de ter o seu smartphone com a versão mais atualizada do sistema operativo. Ora, em Android, a não ser que se tenha um Google Pixel, esse cenário demora meses a acontecer. Isto se chegar mesmo a acontecer.

Vê ainda: Futuro Xiaomi Mi Mix 2S passa o Apple iPhone X na pontuação do AnTuTu

Nos dados agora avançados pelo portal de desenvolvedores do sistema operativo, só agora o Android Nougat chega ao topo. Está em 28.5% dos dispositivos (entre as versões 7.0 e 7.1). No entanto, ainda não é a versão mais recente que corre atrás, mas sim a lançada em 2015.

A última versão do Android está em apenas 1.1% dos dispositivos mobile

Em segundo lugar nesta lista encontramos o Android Marshmallow 6.0 com 28.1% dos dispositivos. E bem, era de esperar que última versão já andasse por perto. Ora, o que se verifica é que o Android Oreo apenas corre em 1.1% dos dispositivos Android, num longínquo sexto posto.

Em outubro, por exemplo, a mais recente versão do sistema operativo da Google corria em apenas 0.2% dos dispositivos. Desde aí a cobertura aumentou muito pouco, o que acaba por ser frustrante para alguns utilizadores. Mas, por enquanto, é assim que funciona.

A história não é nova. Todos conhecemos a fragmentação no que toca a updates de software no Android. Aliás, quem não compra um flagship acaba muitas vezes por ficar sempre preso na versão que o dispositivo que comprou trazia de fábrica.

E embora saibamos que são casos completamente diferentes (pela já referida fragmentação), a Google e as gigantes que trabalham com ela deviam olhar para a Apple. É verdade que 28% dos utilizadores ainda usam iOS 10 (da altura do Nougat). No entanto, a última versão corre em 65% dos dispositivos Apple.

Tem de ser este o caminho a seguir pela Google. Até porque temos aí ao virar da esquina a versão para desenvolvedores do Android P.

Outros assuntos relevantes:

Samsung implementará a dual-câmara nos Samsung Galaxy económicos

OnePlus. Carl Pei desmente a existência de um novo OnePlus X (2018)

Huawei Honor 9 Lite chega à Europa com um preço competitivo

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.