Android Nougat já é o mais usado. Android Oreo 8.0 em sexto lugar

Bruno Coelho
Google Android Oreo Nougat 7.0 8.0
Foram recentemente publicados pela própria Google, os dados da distribuição das versões do seu OS.

Foi preciso passar quase um ano e meio desde o seu lançamento para o Android Nougat 7.0 se tornar na versão mobile mais usada do sistema operativo. Os números da Google colocam o Android Oreo 8.0 num desenroso sexto lugar e mostram que entre fabricantes e Google ainda há um longo caminho a percorrer.

Todos, principalmente os entusiastas tecnológicos, gostam de ter o seu smartphone com a versão mais atualizada do sistema operativo. Ora, em Android, a não ser que se tenha um Google Pixel, esse cenário demora meses a acontecer. Isto se chegar mesmo a acontecer.

Vê ainda: Futuro Xiaomi Mi Mix 2S passa o Apple iPhone X na pontuação do AnTuTu

Nos dados agora avançados pelo portal de desenvolvedores do sistema operativo, só agora o Android Nougat chega ao topo. Está em 28.5% dos dispositivos (entre as versões 7.0 e 7.1). No entanto, ainda não é a versão mais recente que corre atrás, mas sim a lançada em 2015.

A última versão do Android está em apenas 1.1% dos dispositivos mobile

Em segundo lugar nesta lista encontramos o Android Marshmallow 6.0 com 28.1% dos dispositivos. E bem, era de esperar que última versão já andasse por perto. Ora, o que se verifica é que o Android Oreo apenas corre em 1.1% dos dispositivos Android, num longínquo sexto posto.

Android Nougat 7.0 Android Oreo 8.0 Google
Estes são dos dados que colocam o Android Nougat no topo.

Em outubro, por exemplo, a mais recente versão do sistema operativo da Google corria em apenas 0.2% dos dispositivos. Desde aí a cobertura aumentou muito pouco, o que acaba por ser frustrante para alguns utilizadores. Mas, por enquanto, é assim que funciona.

A história não é nova. Todos conhecemos a fragmentação no que toca a updates de software no Android. Aliás, quem não compra um flagship acaba muitas vezes por ficar sempre preso na versão que o dispositivo que comprou trazia de fábrica.

E embora saibamos que são casos completamente diferentes (pela já referida fragmentação), a Google e as gigantes que trabalham com ela deviam olhar para a Apple. É verdade que 28% dos utilizadores ainda usam iOS 10 (da altura do Nougat). No entanto, a última versão corre em 65% dos dispositivos Apple.

Tem de ser este o caminho a seguir pela Google. Até porque temos aí ao virar da esquina a versão para desenvolvedores do Android P.

Outros assuntos relevantes:

Samsung implementará a dual-câmara nos Samsung Galaxy económicos

OnePlus. Carl Pei desmente a existência de um novo OnePlus X (2018)

Huawei Honor 9 Lite chega à Europa com um preço competitivo

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.