Android - os números do Android Nougat em pleno mês de Agosto

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Raro será o utilizador de Android que não gostaria de ter sempre a ultima versão (para já é o Android Nougat) deste sistema operativo desenvolvido pela Habilita-te a ganhar um Huawei P10 no Patreon da 4gnews

É frequente vermos vários comentários de utilizadores Android que ficam, ainda agora, surpreendidos por receberem o Nougat, alheios ao facto de essa versão já ter quase um ano de existência. Muito em breve teremos o 8.0 mas até lá...veja-se o cenário global.

Android Nougat está em 13.5% dos dispositivos

A Google atualizou recentemente as suas tabelas de distribuições mensais onde podemos verificar o ritmo de crescimento das versões mais recentes e a queda nas versões mais antigas. Isto permite-nos aferir, entre outras coisas, se uma versão está a ser, ou não, bem recebida.

Em agosto, o Android Nougat conta com uma representação global de 13,5%. Mesmo assim, com 12,3% (7.0) e 1.2% (7.1) de presença em dispositivos Android, a versão 7 “Nougat” ainda é quase simbólica tendo em conta o panorama geral.

O ritmo de crescimento deste Android Nougat é muito lento, cenário que não deverá melhorar nos próximos meses. Note-se que o Nougat foi disponibilizado pela própria Google em agosto de 2016 e desde então o seu crescimento sempre foi notoriamente lento.

As marcas demoram sempre algum tempo até disponibilizarem os seus pacotes de firmware com as novidades da Google. Enquanto isso, a própria Google parece não conseguir abrandar o ritmo e teima em lançar novas versões gerais do seu sistema operativo anualmente. O resultado? Fragmentação da plataforma.

A versão mais recente do Android Nougat conta com 1.2% de representação

Mais ainda, o Android O começará a competir com o Nougat logo que a Google o disponibilize e marcas como a Samsung, Sony, LG, HTC, Huawei, Xiaomi e OnePlus começarem a lançar as novidades para os seus topos de gama.

Em agosto de 2017 temos o seguinte panorama:

  • Gingerbread com 0.7%
  • Ice Cream Sandwich com 0.7%
  • Jelly Bean com 7,6%
  • KitKat com 16%
  • Lollopop com 29,2%
  • Marshmallow com 32,3%
  • Nougat com 13,5%

Mês após mês o resultado é uma enorme fragmentação dentro do sistema operativo Android. Fenómeno este que não deverá melhorar nos próximos meses ou anos e que como em tudo na vida, apresenta vantagens e desvantagens.

O sistema da Google é muito fragmentado

Neste aspecto, as consequências para o utilizador final são, por regra, pouco relevantes.

É certo que a versão mais recente tem sempre as novas correcções de segurança, algo a que devemos ter sempre atenção. Por outro lado, o teu smartphone continuará a funcionar, por vezes até de forma mais estável, mesmo que não tenhas todas as novidades da última versão deste OS.

Algo que é reiterado pelos próprios relatórios de distribuição oficiais. Hoje, na primeira semana do mês, temos os últimos dados e relatórios que nos mostram o panorama de distribuição e popularidade de cada versão do sistema operativo Android.

Porquê tanta fragmentação no sistema operativo da Google? Ora, como salienta o site d Authorityas novas versão do sistema operativo do robô verde chegam a cada vez menos dispositivos ou demoram mais a chegar aos equipamentos.

E porquê? Ora, em primeiro lugar porque as marcas, as construtoras demoram o seu tempo a desenvolver e preparar cada novo pacote de atualizações.

Regra geral, após a Google disponibilizar oficialmente a nova versão do seu sistema operativo, em média terás que esperar cerca de 6 meses até que o teu smartphone ou tablet receba o novo software.

Para mais informações a Google, Apple e tudo sobre tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Outros temas relevantes:

Top 5 – As melhores séries que já vi até aos dias de hoje

Samsung – Estas são as primeiras fotos reais do Samsung Galaxy Note 8

Motorola Moto X4 – Será a nova dual-câmara assim tão boa?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.