Android - os números do Android Nougat em pleno mês de Agosto

Rui Bacelar
10 Agosto, 2017

Android Google Versões Android Nougat Raro será o utilizador de Android que não gostaria de ter sempre a ultima versão (para já é o Android Nougat) deste sistema operativo desenvolvido pela Google no seu smartphone. Uma tarefa que nunca é fácil pois estamos sempre dependentes das construtoras para receber o novo pacote de software com as novidades.

Se o teu dispositivo estiver vinculado a uma operador este cenário é ainda pior pois terás que esperar pela aprovação desta. Agora, a poucas semanas da apresentação oficial do Android 8.0 ou Android O, olhemos para os magros números do Nougat, lançado há sensivelmente um ano.

Vê ainda: Habilita-te a ganhar um Huawei P10 no Patreon da 4gnews

É frequente vermos vários comentários de utilizadores Android que ficam, ainda agora, surpreendidos por receberem o Nougat, alheios ao facto de essa versão já ter quase um ano de existência. Muito em breve teremos o 8.0 mas até lá...veja-se o cenário global.

Android Nougat está em 13.5% dos dispositivos

A Google atualizou recentemente as suas tabelas de distribuições mensais onde podemos verificar o ritmo de crescimento das versões mais recentes e a queda nas versões mais antigas. Isto permite-nos aferir, entre outras coisas, se uma versão está a ser, ou não, bem recebida.

Android Google Versões Android Nougat
Dados de Agosto

Em agosto, o Android Nougat conta com uma representação global de 13,5%. Mesmo assim, com 12,3% (7.0) e 1.2% (7.1) de presença em dispositivos Android, a versão 7 “Nougat” ainda é quase simbólica tendo em conta o panorama geral.

O ritmo de crescimento deste Android Nougat é muito lento, cenário que não deverá melhorar nos próximos meses. Note-se que o Nougat foi disponibilizado pela própria Google em agosto de 2016 e desde então o seu crescimento sempre foi notoriamente lento.

As marcas demoram sempre algum tempo até disponibilizarem os seus pacotes de firmware com as novidades da Google. Enquanto isso, a própria Google parece não conseguir abrandar o ritmo e teima em  lançar novas versões gerais do seu sistema operativo anualmente. O resultado? Fragmentação da plataforma.

A versão mais recente do Android Nougat conta com 1.2% de representação

Mais ainda, o Android O começará a competir com o Nougat logo que a Google o disponibilize e marcas como a Samsung, Sony, LG, HTC, Huawei, Xiaomi e OnePlus começarem a lançar as novidades para os seus topos de gama.

Em agosto de 2017 temos o seguinte panorama:

  • Gingerbread com 0.7%
  • Ice Cream Sandwich com 0.7%
  • Jelly Bean com 7,6%
  • KitKat com 16%
  • Lollopop com 29,2%
  • Marshmallow com 32,3%
  • Nougat com 13,5%

Mês após mês o resultado é uma enorme fragmentação dentro do sistema operativo Android. Fenómeno este que não deverá melhorar nos próximos meses ou anos e que como em tudo na vida, apresenta vantagens e desvantagens.

O sistema da Google é muito fragmentado

Neste aspecto, as consequências para o utilizador final são, por regra, pouco relevantes.

É certo que a versão mais recente tem sempre as novas correcções de segurança, algo a que devemos ter sempre atenção. Por outro lado, o teu smartphone continuará a funcionar, por vezes até de forma mais estável, mesmo que não tenhas todas as novidades da última versão deste OS.

Algo que é reiterado pelos próprios relatórios de distribuição oficiais. Hoje, na primeira semana do mês, temos os últimos dados e relatórios que nos mostram o panorama de distribuição e popularidade de cada versão do sistema operativo Android.

Android-Versões-.jpgVersões-Android-1.jpgVersões-Android-2.jpg

Porquê tanta fragmentação no sistema operativo da Google? Ora, como salienta o site Android Authorityas novas versão do sistema operativo do robô verde chegam a cada vez menos dispositivos ou demoram mais a chegar aos equipamentos.

E porquê? Ora, em primeiro lugar porque as marcas, as construtoras demoram o seu tempo a desenvolver e preparar cada novo pacote de atualizações.

Regra geral, após a Google disponibilizar oficialmente a nova versão do seu sistema operativo, em média terás que esperar cerca de 6 meses até que o teu smartphone ou tablet receba o novo software.

Para mais informações a Google, Apple  e tudo sobre tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Outros temas relevantes:

Top 5 – As melhores séries que já vi até aos dias de hoje

Samsung – Estas são as primeiras fotos reais do Samsung Galaxy Note 8

Motorola Moto X4 – Será a nova dual-câmara assim tão boa?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).

Mais na 4gnews

Google Play Store: 18 Apps e jogos Premium que estão agora Grátis
Google Play Store nova versão da APK disponível para download
Opera para Android já te dá uma VPN grátis (download APK)
iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia
Xiaomi é a exceção à regra e cresce seriamente em 2018
Apple AirPods 2 revelados de forma oficial! Chegou o carregamento sem fios

Artigos que não podes perder

Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google
Os 13 melhores emuladores Android para correr jogos e apps no computador
10 Dicas da Huawei para tirar melhores fotos com o Smartphone
Como recuperar mensagens apagadas: SMS Android, WhatsApp e Facebook Messenger
Como bloquear números de telefone indesejados e anónimos
Como formatar o telemóvel antes de o vender como usado