Android Nougat ainda não chegou a 5% dos dispositivos Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

O Android 7 ou Android Nougat é a mais recente versão do sistema operativo da Google, já disponível para o grande público. Contudo, quase 6 meses após o seu lançamento global, ainda menos de 5% de todos os dispositivos Android utilizam esta versão. Mais ainda, a versão 5.0 Lollipop ainda é a mais utilizada. Vejamos os detalhes!

De acordo com o mais recente relatório de distribuição da Google (março de 2017), o Android Nougat está presente em cerca de 4.9% de todos os dispositivos Android em circulação. Este market share do Android Nougat é francamente baixo e vem reafirmar o fenómeno da fragmentação que continua a assolar este sistema operativo da Google para dispositivos móveis.

Android Nougat - 4.9%

A versão com menor representação neste novo relatório é a GingerBread e a Ice Cream Sandwich, ambas com 0.9% em março. Estas versões, arcaicas, continuam resilientes em alguns smartphones com 4 a 6 anos de idade. Janelas vivas para um passado não muito longínquo da Google.

Olhemos para o Jelly Bean, uma versão do Android lançada há 5 anos e que ainda é mais utilizada do que o Android Nougat, lançado há cerca de 6 meses. Com 10.1% o Jelly Bean ainda consegue fazer inveja ao Android Nougat e cimentar bem a fragmentação que afeta este SO (sistema operativo).

Logo em seguida temos o Android KitKat e o Android Marshmallow com 20% e 31.2% do market share deste sistema operativo. É aqui que se concentra a maior percentagem de dispositivos ativos.

Tal como referido anteriormente, é o Android Lollipop, com 32%, que continua a liderar esta tabela. Mesmo que o Android Nougat continue a subir, bem lentamente, ainda tem um longo caminho até destronar versões proto-arcaicas como o Android Jelly Bean.

Entre fevereiro e março o Android Nougat cresceu 2.1% e continua a chegar a mais dispositivos à medida que o tempo passa. Esperemos que no decurso dos próximos meses as principais fabricantes de smartphones atualizem, ou continuem a atualizar os seus equipamentos. Resta saber se, quando o Android O for lançado oficialmente, o Android Nougat já estará presente em...digamos, 10% dos dispositivos Android?

Outros assuntos relevantes:

Wiko Jerry MAX e Sunny MAX j· est„o nas lojas ñ preÁo baixo bastar·?

Xiaomi Mi6: GFXBench confirma as suas especificaÁıes

LG finalmente começa a distribuição global do LG G6

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.