Android Nougat já está presente em mais de 15% dos Android's

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Todo o utilizador de um smartphone Android gostaria de ter sempre a ultima versão (para já é o Android Oreo ou 8.0) deste sistema operativo desenvolvido pela Google já ter disponibilizado o Android Oreo (AOSP) para que as marcas comecem a preparar as atualizações e ainda existirem smartphones à espera do Nougat.

Android Nougat continua a crescer

Neste mês o cenário continua a ser familiar com bastante fragmentação entre as várias versões deste sistema operativo. Os dados foram avançados pela própria Google através dos painéis de representação deste sistema operativo que podem ser encontrados Play Store.

Este mês o Android Nougat continuou a crescer devido às atualizações do sistema operativo que vão chegando aos nossos dispositivos e aos novos equipamentos adquiridos e ativados. Note-se ainda que o Android Oreo (8.0) ainda não entrou nas tabelas da Google.

Em setembro de 2017 temos o seguinte panorama:

  • Gingerbread com 0.6%
  • Ice Cream Sandwich com 0.6%
  • Jelly Bean com 6,9%
  • KitKat com 15,1%
  • Lollopop com 28,8%
  • Marshmallow com 32,2%
  • Nougat com 15,8%

Mês após mês o resultado é uma enorme fragmentação dentro do sistema operativo da Google. Fenómeno este que não deverá melhorar nos próximos meses ou anos e que como em tudo na vida, apresenta vantagens e desvantagens.

O Android da Google continua muito fragmentado

Neste aspecto, as consequências para o utilizador final são, por regra, pouco relevantes.

É certo que a versão mais recente tem sempre as novas correcções de segurança, algo a que devemos ter sempre atenção. Por outro lado, o teu smartphone continuará a funcionar, por vezes até de forma mais estável, mesmo que não tenhas todas as novidades da última versão deste OS.

Vê ainda: Motorola que costuma ser a primeira a atualizar os seus smartphones. Temos agora também a Nokia que está empenhada em agilizar estes updates e por isso merece o nosso louvor.

Qual é a versão do OS no teu Android?

Mas porquê tanta demora? Ora, em primeiro lugar porque as marcas, as construtoras demoram o seu tempo a desenvolver e preparar cada novo pacote de atualizações, algo que a Google está a tentar contornar mas que não se adivinha tarefa fácil.

Vê ainda: YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Qual é a versão do sistema operativo no teu smartphone Android?

Outros assuntos relevantes:

Apple iPhone X: As novidades deste revolucionário iPhone

Apple iPhone 8 e iPhone 8 Plus: estes são todos os seus detalhes!

Apple Watch Series 3: Novo Smartwatch da Apple oficialmente anunciado

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.