Android. Já podes instalar a nova App de câmara da Nokia - APK

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A marca Nokia era conhecida, entre outras coisas, pela sua aposta na fotografia, sobretudo com a sua associação à Carl Zeiss, um legado quer perduraria até aos dias de hoje. Com efeito, agora já sob a batuta da DxOMark, uma das maiores entidades na avaliação da qualidade fotográfica.

Vê ainda: d

Ainda assim é impossível negar que a Nokia se tem saído muito bem no primeiro ano após o seu regresso ao mercado em 2017. Entretanto veríamos também o anúncio de novos smartphones Android na última edição do Mobile World Congress em Barcelona. Aliás, a Nokia roubaria as atenções durante este último MWC com todos os seus lançamentos a adotarem as plataforma Android Go.

É impossível não louvar o esforço e dedicação da Nokia para com os seus utilizadores ao garantir que estes recebem atualizações a tempo e horas. Ademais, a adoção da plataforma Android One seria uma das melhores decisões da marca, garantindo assim a chegada de atualizações periódicas. Desta forma, ao comprares um Nokia sabes que não vais "penar" à espera das atualizações do Android.

Instale a nova App de câmara da Nokia no teu Android

E se este ano ficamos a conhecer o Nokia 8 Sirocco, assim que nos cheguem às mãos para teste queremos aferir a sua qualidade fotográfica. Esperamos também que finalmente a sua câmara esteja a par dos demais topos de gama no mercado Android.Está na hora de brilharem também na qualidade fotográfica para além da qualidade de construção, relação preço / qualidade e no software.

Com efeito, a sua nova aplicação de câmara fotográfica, a par do novo hardware, será crucial para este efeito. Isto claro, sem menosprezar a importância do hardware (componentes físicos). Agora, caso queiras poderás descarregar, mais abaixo, o APK, o ficheiro de instalação da App da câmara. Mais ainda, o modo "Pro" é realmente útil, prático de utilizar no dia-a-dia e verdadeiramente bom naquilo que faz.

Com efeito, acreditamos que esta nova App da câmara Nokia poderá agradar não só aos fãs da marca como a qualquer utilizador Android. Terás aqui, novamente ao teu dispor, a app Nokia Câmara com o modo "Lumia Pro Camera". Algo que certamente despertará boas memórias a vários utilizadores de terminais desta marca finlandesa. Esta é sem dúvida uma das melhores aplicações e funções que herdamos agora dos dispositivos "Lumia".

Descarrega AQUI o APK da câmara Nokia para o teu Android

Ao clicar no "aqui", serás encaminhado para a página do repositório "Android File Host". Aí poderás fazer o download gratuito da APK para o teu smartphone Android. Assim que o download estiver completo terás apenas que clicar no ficheiro para instalar a aplicação (App) em si.

No final da instalação terás uma nova App para câmara, sem que isso substitua a tua App nativa para câmara. Aliás, a menos que o teu smartphone Android ou tablet seja da Nokia não recomendo que o faças. Algumas funções estão apenas disponíveis para smartphones da Nokia, tal como é o caso do Modo Bothie.

Posso instalar este APK no meu Android mesmo sem ser um Nokia?

Podes, sem problema algum. Todavia, algumas funcionalidades como o referido modo bothie não deverão funcionar em smartphones "não-Nokia". Mais ainda, apesar de vários utilizadores referirem que nos dispositivos Nexus e Pixel a App da câmara Nokia funciona perfeitamente. Ainda assim, algumas terminais poderão não ter tanta "sorte".

Caso sintas alguma instabilidade, remove a App do teu Android

Aproveito ainda para frisar que o gestor de produto da HMD Global, Juho Sarvikas, já garantiu que este APK. Esta aplicação chegará a todos os Nokia. A todos os smartphones Nokia com lentes ZEISS isto é. Posto isto, já estarão presentes, por exemplo, no Nokia 8 Sirocco e 7 Plus assim que estes chegarem também ao nosso mercado. Aliás, a sua chegada ocorrerá no espaço de poucos dias.

Por último cumpre ainda dar os créditos a quem os merece. Seria graças ao trabalho do programador e membro do portal XDA Developers, Hikari_Calyx, que este APK está agora disponível para todo e qualquer Android. Mais uma vez devo salientar que certos terminais poderão apresentar incompatibilidades com a APK da câmara Nokia. Variando aqui de caso para caso.

De qualquer forma, caso o APK e consequentemente a aplicação em si estiver a causar algum Force Close. Ou qualquer tipo de bug no teu Android é simples. Tens apenas que remover a App caso alguma coisa não esteja do teu agrado.

Mais ainda, caso tenhas experimentado esta APK deixa-nos também o teu feed-back abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Google Play Store: Aplicação 4gnews ultrapassa os 10 mil downloads

Huawei P20 Pro tem estabilização ótica (OIS) nas 3 câmaras principais

Xiaomi Redmi Note 5 Pro recebe a LineageOS 15.1 não-oficial

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.