Android Virus, Malware smartphone
Circula uma nova ameaça para o teu smartphone Android

Certos temas custam mais a abordar do que outros. Os “vírus” para Android que mais não passam de malware são um desses temas. De acordo com uma pesquisa da Trendmicro existe uma nova backdoor (porta dos fundos) que permite a gravação do teu áudio, vídeo, acesso à câmara fotográfica, ficheiros e demais conteúdos do teu smartphone Android. Assustador? Bastante. Preocupante? Nem por isso. Passo a explicar.

Vê ainda: Samsung Galaxy J5 2017 e Galaxy J7 2017 recebem importante atualização

Por vezes sinto que não passa uma semana sem que se descubra uma nova vulnerabilidade ou falha de segurança do sistema operativo Android. Sendo ele o sistema operativo móvel mais usado em todo mundo é normal que constitua o alvo preferencial de mentes menos honestas. Felizmente a Google disponibiliza importantes atualizações de segurança mensais para corrigir estes mesmos lapsos. Agora, graças aos peritos da Trendmicro  descobrimos a nova ameaça.

   

GhostCtrl, um nome já familiar no mundo Android

Apelidado de GhostCtrl, trata-se de um malware (software malicioso com o intuito de se aproveitar das tuas informações), que é capaz de obter controlo total sobre o funcionamento de certos dispositivos e, além disso, ativar a seu bel-prazer algumas das suas capacidades como a câmara fotográfica para espiar os utilizadores incautos ou simplesmente roubar informação e conteúdos sensíveis.

Apesar de se tratar de uma ameaça muito recente, a verdade é que este software malicioso é uma variante atualizada do OmniRAT, um malware que se tornou famoso em 2015. Era capaz de afetar os sistema operativos Windows, Linux, Mac e até o Android. Agora, com novas armas e atualizado para 2017, o GhostCtrl chega ao Android e é capaz de gravar e recolher praticamente todos os dados dos utilizadores. Desde audio a imagens, fazendo uso do microfone e da câmara dos dispositivos.

Como atua este malware para Android?

De acordo com os peritos em segurança da TrendLabs o malware é capaz de se disfarçar no teu smartphone como sendo uma aplicação popular. Desde o WhatsApp ou até o Pokémon Go e mesmo a aplicação de telefone e contactos do próprio smartphone Android.

Em suma, quando o utilizador executa a aplicação (aplicativo) infetado, o malware vai instalar um arquivo .APK capaz de obter permissões para monitorizar os dados do telefone em tempo real ou então roubar os dados do smartphone. Aqui estão incluídos os registos de chamadas, registo de mensagens de texto, contactos, números de telefone e inclusive o histórico do teu browser.

Este nefasto software poderia até actuar como um ransomware (software que exige resgate), podendo bloquear todo o teu smartphone Android até que cumprisses as tuas exigências. Isto porque ao obter praticamente todas as permissões dentro do smartphone possui todas as armas para se tornar num ransomware. Contudo, segundo os peritos de segurança, tal não acontecerá pois consideram mais proveitosa a colheita de informações do utilizar incauto.

Como evitar que o meu smartphone Android seja infetado?

Apesar de não terem especificado quais são as aplicações que neste momento estão infectadas com o malware, o certo é que deves evitar descarregar Apps que não provenham da Google Play Store. A melhor solução passa sempre pela prevenção. Ademais, deves atualizar, sempre que possível, o smartphone em si e as suas aplicações.

Como referido anteriormente, a Google costuma disponibilizar atualizações mensais de segurança portanto o melhor remédio será mesmo manter o teu smartphone atualizado, sempre que possível. Tanto a nível de aplicações como a nível de sistema operativo.

Outros assuntos relevantes:

Meizu Pro 7 com dois ecrãs poderá chegar ainda em Julho

Poderás experimentar o novo PES 2018 a partir de dia 20

Nova imagem da MIUI 9 da Xiaomi promete mudanças no ecrã principal

ViaTrendLabs
Fontetrendmicro
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).