Android - Há uma nova ameaça à solta capaz de vascular o teu Smartphone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Certos temas custam mais a abordar do que outros. Os "vírus" para Android que mais não passam de malware são um desses temas. De acordo com uma pesquisa da Trendmicro descobrimos a nova ameaça.

GhostCtrl, um nome já familiar no mundo Android

Apelidado de GhostCtrl, trata-se de um malware (software malicioso com o intuito de se aproveitar das tuas informações), que é capaz de obter controlo total sobre o funcionamento de certos dispositivos e, além disso, ativar a seu bel-prazer algumas das suas capacidades como a câmara fotográfica para espiar os utilizadores incautos ou simplesmente roubar informação e conteúdos sensíveis.

Apesar de se tratar de uma ameaça muito recente, a verdade é que este software malicioso é uma variante atualizada do OmniRAT, um malware que se tornou famoso em 2015. Era capaz de afetar os sistema operativos Windows, Linux, Mac e até o Android. Agora, com novas armas e atualizado para 2017, o GhostCtrl chega ao Android e é capaz de gravar e recolher praticamente todos os dados dos utilizadores. Desde audio a imagens, fazendo uso do microfone e da câmara dos dispositivos.

Como atua este malware para Android?

De acordo com os peritos em segurança da Pokémon Go e mesmo a aplicação de telefone e contactos do próprio smartphone Android.

Em suma, quando o utilizador executa a aplicação (aplicativo) infetado, o malware vai instalar um arquivo .APK capaz de obter permissões para monitorizar os dados do telefone em tempo real ou então roubar os dados do smartphone. Aqui estão incluídos os registos de chamadas, registo de mensagens de texto, contactos, números de telefone e inclusive o histórico do teu browser.

Este nefasto software poderia até actuar como um ransomware (software que exige resgate), podendo bloquear todo o teu smartphone Android até que cumprisses as tuas exigências. Isto porque ao obter praticamente todas as permissões dentro do smartphone possui todas as armas para se tornar num ransomware. Contudo, segundo os peritos de segurança, tal não acontecerá pois consideram mais proveitosa a colheita de informações do utilizar incauto.

Como evitar que o meu smartphone Android seja infetado?

Apesar de não terem especificado quais são as aplicações que neste momento estão infectadas com o malware, o certo é que deves evitar descarregar Apps que não provenham da Google Play Store. A melhor solução passa sempre pela prevenção. Ademais, deves atualizar, sempre que possível, o smartphone em si e as suas aplicações.

Como referido anteriormente, a Google costuma disponibilizar atualizações mensais de segurança portanto o melhor remédio será mesmo manter o teu smartphone atualizado, sempre que possível. Tanto a nível de aplicações como a nível de sistema operativo.

Outros assuntos relevantes:

Meizu Pro 7 com dois ecrãs poderá chegar ainda em Julho

Poderás experimentar o novo PES 2018 a partir de dia 20

Nova imagem da MIUI 9 da Xiaomi promete mudanças no ecrã principal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.