Android. Lenovo reforça o ecrã praticamente ''infinito'' e sem notch

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de aqui termos noticiado na 4gnews a partilha de imagens com a configuração de teaser para o Lenovo Z5 (antigo ZUK Z5), temos agora mais detalhes sobre o terminal. Mais concretamente, uma nova imagem alusiva a este smartphone Android.

A mesma foi partilha (à semelhança das anteriores), pelo vice-presidente do imprensa internacional, o Lenovo Z5 (antigo ZUK Z5) está a ser ultimado.

Vê ainda: d

O dispositivo Android terá um ecrã / tela que ocupará perto de 95% de toda a área do painel frontal. Uma proporção nunca antes conseguida em qualquer dispositivo móvel e que nos deixa muito próximos do conceito de "ecrã infinito".

Até ao momento os dispositivos móveis que mais se aproximam desta ideologia "sem margens" ou "sem bezels" conseguem aproximar-se dos 90% de área frontal ocupada com o ecrã. Aqui podemos citar o iPhone X, entre outros.

A Lenovo quer mudar a face do mercado Android

Ainda assim, para delimitar o ecrã precisamos sempre de uma barreira física, uma moldura para a tela, para o ecrã ou display. Precisamos de algo que nos diga - "aqui começa e aqui acaba o ecrã". A Lenovo parece não concordar com este status quo e desafia as barreiras da tecnologia. Com efeito, a fabricante chinesa quer derrubar estas barreiras, dando-nos um smartphone Android muito próximo do verdadeiro ecrã sem margens / bezels.

Lenovo Z5, o sucessor espiritual do ZUK Z5

A tendência é clara, as fabricante de dispositivos móveis (OEM's) querem dar-nos ecrãs maiores e molduras menores. Isto para nos deslumbrarem com ecrãs infinitos e chavões similares.

Até ao momento o mais próximo que chegamos do ecrã completo foi com a inclusão da notch. O entalhe, recorte ou monocelha.

Trata-se de uma abordagem pragmática à necessidade de ter um auscultador, câmara frontal e sensores de proximidade e luminosidade no painel frontal. No caso da Apple temos mais sensores ainda, isto para mediar oVivo já nos mostraram que é possível colocar o sensor biométrico / leitor de impressões digitais sob o ecrã. Ainda assim, certos sensores ainda não podem ser simplesmente escondidos sob o display, o sensor fotográfico sendo um deles.

Poderá o Lenovo Z5 (antigo ZUK Z5) ser uma realidade?

Posto isto, algumas fabricantes Android como é o caso da iPhone X e adotou a monocelha ou notch.

Esperemos que a Lenovo, com o seu prometido Lenovo Z5 (antigo ZUK Z5), consiga executar este conceito. Caso chegue efetivamente ao mercado Android com as margens que aqui estamos a ver, seria um smartphone revolucionário, sem quês nem porquês.

Onde está a câmara fotográfica no Lenovo Z5 (antigo ZUK Z5) ?

Acredita-se que, tal como no esta compilação de informação recente.

O Lenovo Z5 (antigo ZUK Z5) será um autêntico "quebra corações", ou melhor, "quebra-notch's". Marcará o início de uma nova era onde no topo do ecrã não teremos a já familiar notch, monocelha ou entalhe.

Já no interior deste Lenovo Z5 (antigo ZUK Z5) contaremos com o processador Qualcomm. As restantes especificações técnicas ainda não são conhecidas. Aqui, sendo para já o smartphone Android alvo de todas as atenções devido ao seu design e abordagem ao conceito de "sem margens".

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 6 poderá ser comprado logo no dia 16 mas só na Holanda

Samsung Galaxy Watch poderá ser o início da nova era dos seus wearables

Nokia X6 passa pela Geekbench e mostra o poder do seu Snapdragon 636

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.