A Google acaba de disponibilizar novas funcionalidades de proteção contra roubos de telemóveis Android, que irá permitir aos utilizadores assegurar a segurança do seu dispositivo e dos seus dados antes, durante e após o roubo do dispositivo.
A empresa volta a usar o argumento de que “um dispositivo roubado nas mãos erradas pode expor dados sensíveis, deixando-o vulnerável a roubo de identidade, fraude financeira e violações de privacidade”, propondo assim novas medidas de proteção, disponibilizadas de forma diferente e faseada nos telemóveis Android.
Verificação de Identidade

Uma das novas funcionalidades introduzidas pela Google é a Verificação de Identidade, para já disponível apenas nos dispositivos Pixel e “Samsung Galaxy elegíveis para o One UI 7”.
De acordo com um post oficial no Google Security Blog, a ativação desta funcionalidade faz com que o dispositivo solicite uma autenticação biométrica explícita, processo realizado sempre que o utilizador pretenda “aceder a determinados recursos sensíveis quando estiver fora de locais de confiança”.
Esta verificação fica também associada às Contas Google do utilizador nos dispositivos suportados, dificultando que “um atacante não autorizado” assuma o controlo das contas iniciadas no telemóvel.
Explica a Google que o utilizador pode designar uma, ou mais, localizações seguras para usar o telemóvel, fora das quais a será solicitada a autenticação biométrica para aceder a definições críticas da conta e do dispositivo - alterar o PIN ou os dados biométricos do dispositivo, desativar a proteção contra roubo ou aceder a chaves de acesso, por exemplo.
A Verificação de Identidade estará disponível nos dispositivos Galaxy elegíveis nas próximas semanas e será implementada em dispositivos Android de outros fabricantes ainda em 2025.
Bloqueio de deteção de roubo

O Bloqueio de deteção de roubo é outra das funcionalidades disponibilizadas pela Google como meio de proteção dos dispositivos Android e dos respetivos dados.
Lançada inicialmente em outubro de 2024 no Android 15 e progressivamente alargada a outras versões, esta função “está agora totalmente implementado nos telemóveis Android 10+2 em todo o mundo”, garante a Google.
Além do bloqueio do ecrã dos dispositivos sempre que o sistema de IA integrada detete comportamentos anómalos, a Google diz estar a trabalhar com a GSM Association (GSMA) para combater o roubo de dispositivos móveis, “partilhando informações, ferramentas e técnicas de prevenção”.