Android vs iPhone: 5 características estreadas nos smartphones Apple

Carlos Oliveira
Android iPhone Apple smartphones
Aquilo que a Apple trouxe ao mercado e que o Android também adotou

Na semana passada começamos uma breve reflexão que opunha os smartphones Android aos Apple iPhone. Um artigo no qual falamos de algumas características com as quais certamente já te deparaste, mas que nem sempre vigoraram em ambas as plataformas.

Esse primeiro artigo serviu, sobretudo, para analisarmos aquilo que nem sempre se encontrou presente nos produtos Apple. Com efeito, listamos cinco características que chegaram primeiramente ao sistema operativo da Google.

Vê ainda: Android vs iPhone: 5 características estreadas nos smartphones Android

Naturalmente que não foi apenas o Android que serviu de inspiração para o sistema operativo da Apple. Também o trabalho da empresa de Cupertino teve influência na concorrência. Algo natural nos dias que correm, visto que ambas as plataformas tiram inspiração umas das outras.

Desse modo, ficou a promessa do regresso desta pequenas rubrica para uma perspectiva inversa. É precisamente isso que iremos abordar hoje, no presente artigo. Desta feita, iremos enumerar cinco características que chegaram em primeiro lugar aos iPhone e só depois aos smartphones Android.

Android vs iPhone: Aquilo que os smartphones Apple trouxeram ao mercado

Mais uma vez relembro que esta análise contempla aspetos de software, bem como de hardware. Porque não só de um destes aspetos vive o mercado tecnológico atual.

Navegação por gestos

Em boa verdade, a navegação por gestos foi introduzida no Palm OS. Todavia, foi com o lançamento do iPhone X, em 2017, que este tipo de navegação acabou por ser olhado de forma mais série pelo mercado tecnológico.

Com o intuito de tirar o máximo partido do ecrã dos nossos smartphones, a Google introduziu a mesma abordagem com o lançamento do Android Pie. Daqui em diante, todos os equipamentos com o sistema operativo da Google serão obrigados a adotar esta funcionalidade.

Assistentes virtuais

É curioso notar que os iPhone foram os primeiros a introduzir as assistentes virtuais no nosso quotidiano. Embora a Siri esteja a uma distância considerável da Google Assistant, esta foi a primeira a ser incorporada num smartphone.

Siri no seu melhor!

Hoje em dia, são já vários os equipamentos Android que podem tirar partido da Google Assistant. Com este tipo de tecnologia, tarefas como definir um alarme, marcar eventos no calendário, consultar a previsão do tempo e mais está à distância de um simples comando de voz.

Touch ID e Face ID

O sensor de impressões digitais foi introduzido no mercado com o lançamento do Apple iPhone 5S, em 2013. Este foi o primeiro smartphone a contar com tal tecnologia, mas não tardou até que a concorrência Android seguisse o mesmo caminho.

Xiaomi Mi 7 smartphone Android Apple iPhone 8 Plus Apple iPhone X
O Apple iPhone X não tem TouchID mas conta com a nova tecnologia Face ID

Em contrapartida, a base do Face ID não é originária da Apple. O reconhecimento facial chegou em primeiro lugar aos smartphones Android, mas foi o iPhone X, com o Face ID, que o tornou verdadeiramente fiável. Agora, as réplicas começam a proliferar pela concorrência.

Construção em vidro

O primeiro smartphone com uma construção em vidro chegou em 2010, com o lançamento do iPhone 4. Este acabou por ser um dos mais apreciados smartphones de todos os tempos pela elegância única que tinha naquela altura no mercado.

Apple iPhone X smartphones Android iOS IDC
Segundo a IDC a Huawei continua à frente da Apple no mercado mundial de smartphones

Hoje em dia, a construção em vidro parece ser um padrão no mercado tecnológico. Embora seja mais frágil do que o metal, é sem dúvida mais elegante. Além de que permite a inclusão do carregamento sem fios.

Instalação simultânea de aplicações

Esta é a única funcionalidade presente nesta lista ainda exclusiva do iOS. No entanto, merece o seu destaque porque o seu propósito é tal forma útil que desejo que em breve também o Android tenha direito a ela.

Google Play Store Apps Android

Tal como o nome indica, esta função permite-te instalar várias aplicações ao mesmo tempo. Imagina o que seria chegares à Google Play Store, selecionares as tuas aplicações preferidas e tudo o resto seria feito automaticamente. Isto já é possível em qualquer iPhone e não vejo a hora de chegar à concorrência.

É desta forma que um mercado competitivo cresce de forma sustentável. Há que ter a humildade suficiente para perceber que o nosso produto não é perfeito e que, por vezes, o que outros inventam também poderá ser vantajoso para nós.

Editores 4gnews recomendam:

Prepara-te para smartphones gama-média melhores que nunca

Baterias dos smartphones já não é o que era. Mas isso até é bom!

Será o Nokia 9? Novo smartphone passa por certificação

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.