Apple e Google decidiram revelar os planos de novos emojis que chegarão aos seus sistemas operativos nos próximos meses. Ambas vão adicionar cerca de 60 novos emojis, e o prato forte é a inclusão social.
Esta iniciativa surge em celebração do Dia Mundial do Emoji (a 17 de julho). Um exemplo importante é que vais passar a ver mais combinações de géneros e tons de pele, nos conhecidos emojis que “dão as mãos”.
A Google adverte que, no Android Q, um emoji que não tenha género especificado, terá um "design de género ambíguo”. No entanto, poderás alterá-lo para uma representação masculina ou feminina, se assim preferires.
No caminho da inclusão, tanto o iOS como o Android vão receber emojis focados na acessibilidade. Bons exemplos desta prática, são pessoas a usar dois tipos diferentes de cadeiras de rodas, e um cão-guia.
Todos estarão incluídos, pelo que terás um emoji de um ouvido a usar um aparelho auditivo, e um emoji identificativo de “surdo” em linguagem gestual. Quem tem de usar uma bengala não ficou esquecido nestes emojis, e estarão também disponíveis emojis de próteses de braços e pernas.
Além dos emojis inclusivos, terás também novos animais, novas roupas, e novos acessórios que poderás usar em breve no Android Q e iOS 13. E se até à data não havia um emoji que representasse uma pessoa a bocejar, em breve isso estará implementado.
Conhece a lista completa de de emojis que chegam em 2019 através da Emojipedia