Android. Huawei P20 terá duas câmaras, Huawei P20 Plus três

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Apesar de todas as atenções dos media estarem colocadas em Barcelona, no Mobile World Congress (See mOOOre with AI” ou, vê mais com a Inteligência Artificial (IA). Note-se também a utilização de três "O's" numa clara referência à presença de três câmaras nos seus próximos topos de gama Android.

Vê ainda: IkiMobile Bless Plus é o novo topo de gama da empresa portuguesa

Já sabíamos que teríamos pelo menos dois topos de gama Android da fabricante chinesa, todavia ainda não era certo qual deles é que teria a tripla-câmara. Agora, graças à Slashleaks temos uma perfeita noção do modelo equipado com as três câmaras na sua traseira.

Sem grandes surpresas, será o modelo Huawei P20 Plus, rival do Galaxy S9+, a contar com esta câmara extra. Já o modelo Huawei P20 será agraciado com duas câmaras na sua traseira. Câmaras com uma configuração dupla e com um alinhamento vertical. Ambos os dispositivos Android contarão também com um flash dual-LED.

Huawei P20 Plus com câmara tripla, Huawei P20 com câmara dupla

Ora, apesar de já há vários meses termos visto indícios de que a marca utilizaria um total de três câmaras no seu topo de gama Android, não sabíamos como seria a sua implementação. A marca não o declarou abertamente mas já colocou migalhas mais do que suficientes para construirmos um caso sólido. São vários teasersonde tal está implícito e à medida que vamos conhecendo a marca, sabemos que o futuro passará pela tripla câmara. Pelo menos no modelo mais equipado e preparado para enfrentar toda a concorrência. Em seguida temos os novos renders ou renderizações de ambos os terminais.

Possíveis flagships Android da fabricante chinesa:

Pessoalmente acredito que faça sentido ser o Huawei P20 Plus o único com uma câmara tripla. A função desta ainda é alvo de debate mas pessoalmente acredito que tenhamos aqui uma lente com zoom ótico de 2x. Permitindo a utilizador aproximar do objecto em questão, sem perder qualquer detalhe ou qualidade uma vez que não seria zoom digital.

Os restantes sensores seriam, tal como até aqui a marca nos tem habituado, a cores (RGB) e a preto e branco (B&W).O modelo Huawei P20 contaria então "apenas" com estes dois sensores, agora com alinhamento vertical ao passo que o modelo Plus incluiria um terceiro "olho" para que te possas aproximar do objecto.

Huawei apresentará os topos de gama no dia 27 de março

Para já é apenas uma hipótese e deve ser interpretada como tal. Até ao dia da apresentação final dos produtos tudo pode mudar. Todavia, acredito que seja uma solução plausível, diferenciando também ambos os produtos. Algo que a Samsung também aplicou aos seus S9 (com uma câmara) e S9+ (com duas câmaras). O mesmo também sucede com os modelos da Apple.

Este novo "leak" ou fuga de informação vem acalentar as minhas esperanças neste cenário dual em que um dos equipamentos terá todos os "quês e porquês". Já o Huawei P20 poderá representar a aposta segura e cautelosa da marca. Algo que já tem vindo a ser implementado por marcas rivais.

Podemos também ver claros indícios de uma construção em vidro (ou cerâmica) pelo brilho nas arestas / margens do equipamento. Desta forma, não seria de estranhar se ambos os topos de gama Android chegassem dotados de carregamento sem-fios. Outra das tendências do mercado mobile.

Huawei P20 e Huawei P20 Plus serão apresentados em Paris

No seu interior é certa a presença do processador Kirin 970, da própria fabricante. Este mesmo processador equipa os seus atuais topos de gama Huawei Mate 10. Está também presentes no dispositivo Honor View 10. Olhando agora para as prováveis configurações de memória teremos 4 a 6GB de memória RAM no Huawei P20 e P20 Plus. Contaremos também com a possibilidade de expansão via cartão de memória microSD.

O sistema operativo dos equipamentos será o Android Oreo (8.0 ou 8.1). Chegará com a interface própria da marca, a EMUI na sua versão 8. Ambos os smartphones serão apresentados num evento próprio da marca em Paris. Até lá ainda teremos novas fugas de informação e mais leaks sobre ambos os topos de gama Android.

A Huawei é atualmente a terceira maior fabricante de dispositivos móveis. Esta marca demonstrou por várias vezes o seu claro objectivo de vir a ultrapassar a Apple. Até mesmo a Samsung, atual líder do mercado mobile. Em 2018 teremos uma nova geração de dispositivos "P". Para além da nova linha "Mate" com apresentação provável em outubro de 2018.

Quais são as tuas expectativas para estes dispositivos?

Assuntos relevantes na 4gnews:

S8?

revela agora todos os segredos da câmara dos Galaxy S9

d?

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.