O Huawei Mate RS faz o que a Samsung não conseguiu

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Ontem, dia 27 de março, ficaríamos a conhecer uma vasta panóplia de produtos de três importantes fabricantes. Em primeiro a Xiaomi com o OnePlus 6 mas concentremo-nos no que este novo equipamento Porsche Design trouxe de novo. Especialmente num ano que até agora tem sido de renovação e não de inovação. Especialmente no "reino" Android da Samsung onde apenas se melhoraria uma fórmula já existente.

Vê ainda: P20 Pro. Os segredos revelados da câmara tripla

Em boa verdade este smartphone Android, o Huawei Mate RS Porsche Design tem câmara tripla cujos segredos aqui revelamos. Com um sensor de 40MP (RGB) + 20 MP (monocromático) + 8MP (zoom de 3X), conta também com 512GB de memória interna neste smartphone Android.

Terás aqui armazenamento suficiente para toda a tua galeria de imagens, músicas, filmes, fotografias e se estiveres com falta de espaço no PC temos aqui uma drive externa. Ou quase...

Huawei Mate RS Porsche Design superou a Samsung

É também o primeiro smartphone com microcápsulas PCM (phase changing materials) que ajudam a absorver o calor, passando para o estado líquido. É ainda o primeiro smartphone, neste caso Android, a trazer dois sensores de impressões digitais no mesmo dispositivo. Sim, neste Huawei Mate RS Porsche Design temos um leitor de impressões digitais / sensor biométrico na traseira e outro. Trata-se de um 2º leitor já embutido no ecrã, a tecnologia sob o ecrã que a Samsung não conseguiu aplicar nos Samsung Galaxy S9.

Samsung não conseguiu incluir esta tecnologia nos seus novos Android

Espera-se que o Samsung Galaxy Note 9 já traga esta tecnologia mas até lá será o Huawei, o primeiro smartphone Android com esta tecnologia. Caso queiras terás também o leitor na traseira. Mesmo assim, já poderás começar a utilizar esta tecnologia com o leitor embutido no ecrã. É exatamente isso. Caso queiras podes utilizar o sensor na traseira. Todavia, terás também um sensor já embutido no ecrã, algo que a Samsung não consegui fazer para os Samsung Galaxy S9.

Samsung Galaxy Note 9 deverá empregar esta tecnologia

Ora, tendo em conta que este Huawei Mate RS Porsche Design é um phablet com ecrã de 6 polegadas, um leitor no ecrã já vai evitar alguma ginástica com os dedos. A nível de dimensões físicas temos 152.9 x 72.5 x 85.mm (altura x largura x espessura). Note-se que o smartphone Android vai detectar quando o dedo se aproxima do ecrã. Acordando-o para que possas utilizar imediatamente o sensor embutido. Poderá ser utilizado para desbloquear o smartphone ou para aceder a um "Espaço Seguro".

Este produto foi anunciado como uma completa surpresa. Apesar de termos visto alguns rumores, poucos, sobre o dispositivo, não estávamos convencidos da sua existência. Trata-se de um phablet de luxo que reúne todas as novas tecnologias em que a Huawei está a trabalhar.

Temos também o processador HiSilicon Kirin 970, a mais potente plataforma móvel / processador da marca. Conta com uma unidade de processamento neural. Chama-se NPU, para além de 8 núcleos de processamento com uma frequência máxima de 2.36GHz. Especificações adequadas ao smartphone premium da fabricante chinesa.

Huawei surpreenderia o mundo com os seus novos Android

Segundo a marca e alguns relatos iniciais, não temos aqui apenas uma secção do ecrã com o leitor de impressões digitais embutido. Não, temos aqui um ecrã inteiro capaz de reconhecer a tua impressão digital. Isto é algo que tem sido considerado o Santo Gral da tecnologia, o próximo passo na evolução dos smartphones. Algo que faz até o Vivo Apex parecer algo desatualizado.

Durante o Mobile World Concept (MWC) veríamos algumas abordagens, parciais, a este conceito. Todavia, não esperávamos que estes produtos fossem algo mais do que um protótipo. Agora, temos algo que a Samsung não conseguiu fazer até agora. Temos aqui um produto, com ecrã OLED de resolução Quad-HD+, já preparado para o público. Um produto que chegará efetivamente às lojas.

Por outras palavras podemos afirmar que será a Huawei a primeira a trazer um dos seus smartphones Android com esta tecnologia. Antes da Samsung ou qualquer outra rival. Daqui em diante será a Huawei a liderar esta "corrida" para a generalização deste tipo de sensores. Por último, espera-se que a Samsung adopte este tipo de sensores no seu próximo Samsung Galaxy Note 9. Smartphone com chegada provável em agosto.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d

ro, as novas estrelas já são oficiais!

d

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.