Android. Huawei Mate 10 Pro sobrevive ao teste "JerryRigEverything"

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O senhor Zach do canal de YouTube ‘JerryRigEverything’ já nos habituou aos seus rigorosos testes de durabilidade e resistência. Com uma calma que lhe é característica e cativante capacidade de narração, os seus testes são extremamente metódicos. Lâminas, chaves, fogo e torção. Poderá o topo de gama Android, o Huawei Mate 10 Pro resistir ao ímpeto de Zach?

A resposta é um sim. O dispositivo Android apresenta-se corajoso, elegante e robusto. Zach não perdoa e aplica-lhe bastantes riscos, calor e pressão. A ordem dos testes é a seguinte. Em primeiro lugar temos um teste de riscos para determinar a facilidade com o que dispositivo riscará. Para tal é utilizada uma ferramenta com várias pontas, uma para cada grau da escala de dureza de Mohs.

Vê ainda: Xiaomi Mi 7 - Especificações principais do próximo smartphone reveladas

Cumpre aqui salientar que todo o ecrã do Huawei Mate 10 Pro é protegido pelo vidro Gorilla Glass 5 da Corning. Desta vez a marca não poupou neste quesito. O resultado? O vidro só risca a partir do grau 6 na escala de Mohs. Isto significa que umas chaves, moedas e até mesmo uma lâmina não será suficiente para riscar permanentemente este vidro que protege o smartphone Android.

Este é o mesmo vidro que protege também a câmara frontal e todo o painel frontal do Huawei Mate 10 Pro. Já por outro lado, a estrutura e os botões metálicos do Huawei Mate 10 Pro são construídos em alumínio anodizado. Ora, estes podem ser riscados com uma navalha, uma lâmina o X-ato.

Huawei Mate 10 Pro é um dos atuais topos de gama Android

Note-se ainda que as câmaras principais, duplas, são protegidas pelo robusto Gorilla Glass 5 e desta forma não riscarão facilmente. Já por outro lado, o leitor de impressões digitais / sensor biométrico é feito de plástico. Apesar de riscar continua a funcionar de forma bastante rápida. Em seguida vem uma das maiores némesis de qualquer smartphone, seja ele Android ou iOS. O teste do calor...

Com um isqueiro colocado por baixo do Huawei Mate 10 Pro a fonte de calor necessitou de 40 segundos para que o ecrã AMOLED apresenta-se sinais de stress. Aqui o dispositivo está par a par com outros topos de gama que também empregam painéis AMOLED como os Samsung Galaxy S8. Note-se ainda que, ao contrário dos painéis IPS LCD, os AMOLED não recuperam dos danos causados pelo calor.

E por último, o teste de torção que testa os limites da ductibilidade (capacidade de dobrar) dos smartphones. Aquele momento em que todo e qualquer fã do Huawei Mate 10 Pro fecha os olhos...mas alegrem-se! O topo de gama Android passa com distinção. Não apresenta danos físicos visíveis.

O dispositivo Android foi lançado no passado mês de outubro e neste momento é a melhor oferta da marca. Conta com um belo ecrã de 6 polegadas AMOLED (HDR10) e com o poderoso processador Kirin 970.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d, custa 67€

P20 Lite: Imagens reais mostram a monocelha do Apple iPhone X

A rede social Facebook está a testar o tão aclamado botão de “dislike”

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.