Huawei - Honor 9 Lite já chegou ao 2.º maior mercado mundial

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Equipado com quatro câmaras (quad-camera) e com um belíssimo ecrã Full-View com o novo ratio 18:9. Chega agora ao 2º maior mercado mundial de dispositivos móveis (de acordo com os dados da IDC). Chama-se Huawei Honor 9 Lite e á um dos mais elegantes smartphones Android da tecnológica chinesa e da sua sub-marca, a Honor.

O dispositivo Android foi anunciado no passado mês de dezembro na China, estando agora pronto para chegar às lojas. Este Huawei Honor 9 Lite é uma versão menos poderosa e mais económica daquele que foi considero um dos mais elegantes smartphones de 2017. Chega agora à Índia, exclusivamente através da plataforma de vendas online, a Flipkart.

Vê ainda: Gal Gadot. A nova CEO da tecnológica Huawei

Aliás, esta plataforma de vendas online já está a publicitar o dispositivo Android que custará cerca de 172 dólares ou 10 999 rupias. Este anúncio surge no seguimento de já no mês passado termos avançado, aqui na 4gnews, que esta Honor iria apostar bastante neste que é o 2º maior mercado mundial de smartphones e dispositivos móveis.

Este Huawei Honor 9 Lite a nível de dimensões físicas conta com 151 x 71.9 x 7.6mm (altura x largura x espessura). Pesa um total de 149 gramas, é construído em vidro e metal. Possui também um painel frontal ligeiramente curvo graças ao vidro 2.5D. Aliás, este seu painel Full-View (nome dado pela Huawei aos seus displays 18:9) é a estrela de todo o Honor 9 Lite. Com uma resolução de Full-HD+ (2160 x 1080 pixéis), tecnologia IPS LCD.

No interior deste smartphone Android de gama média temos o processador Kirin 659 desenvolvido pela própria Huawei. Trata-se aqui de um "motor" octa-core. Tendo uma secção quad-core com uma frequência máxima de 2.36GHz nos seus núcleos de alta performance. Conta também uma secção quad-core com núcleos a 1.7Ghz de frequência máxima. Este é o mesmo processador que está presente no Huawei Mate 10 Lite e em vários outros dispositivos da marca.

O Huawei Honor 9 Lite é um smartphone Android de gama média

Este dispositivo Android da Huawei estará disponível em duas variantes. A primeira, mais económica, terá 3GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno. A segunda, versão de topo, terá um total de 4GB de memória RAM e um total de 64GB de armazenamento interno.

Em ambos os casos o utilizador deste Huawei Honor 9 Lite poderá aumentar o seu armazenamento interno com um cartão de memória microSD até 256GB. Ao utilizar um cartão microSD estarás a ocupar uma das duas slots para cartões SIM.

Android Oreo com a EMUI 8.0 é o sistema operativo deste Huawei Honor

Outro dos seus pontos fortes é a presença de quatro câmaras fotográficas. Não que o número seja sinónimo de qualidade, nem mesmo o número de MP's. Neste smartphone Android temos aqui duas câmaras na parte frontal do dispositivo.

Temos um sensor fotográfico de 13MP e um sensor secundário de 2MP. Este último com uma abertura focal de f/2.0. A sua aplicação de câmara tem também um novo modo de beleza para as tuas selfies.

No painel traseiro deste Huawei Honor 9 Lite temos também duas câmaras. Este módulo é composto pelas mesmas câmaras de 13MP e 2MP que encontramos na parte frontal. A câmara conta com deteção de face, autofocus, modo HDR, zoom digital, modo panorama, modo beleza, efeito bokeh, entre outros. Além do seu ecrã Full-View a câmara é efetivamente um dos seus maiores trunfos. Pelo menos no papel.

Logo abaixo da câmara principal temos um sensor de impressões digitais ou leitor biométrico. Será uma das formas mais práticas e convenientes de desbloquear o teu dispositivo Android. Apesar das suas duas câmaras frontais ainda não temos aqui a possibilidade de desbloquear o dispositivo com o reconhecimento facial. Apesar de esta função não passar de uma moda, poderia cativar mais alguns consumidores.

4 câmaras e ecrã Full-View, os trunfos do Honor 9 Lite

No seu interior temos também uma bateria com 3000mAh de capacidade com tecnologia de carregamento rápido e de poupança de bateria. Não temos aqui a possibilidade carregar o smartphone sem-fios. Felizmente temos o carregamento rápido.

Aqui, a Huawei promete até um dia inteiro de carga e utilização intensa do dispositivo. Temos também conectividade 4G VoLTE, o padrão Wi-Fi 802.11 b/g/n, tecnologia Bluetooth v4.2 e a porta microUSB. Temos até o jack de 3.5mm para áudio, uma tecnologia bem útil.

Este smartphone estará disponível em três cores. Desde o Azul Safira, o Cinza Glaciar e o Preto Meia-Noite. Começará a ser vendido a partir do dia 21 de janeiro na Índia. Aí, custará cerca de 172 dólares para a versão base e um total de 235 dólares para a versão de topo.

De momento ainda não temos qualquer informação relativa à sua chegada à Europa ou ao mercado nacional. Contudo, caso tal venha a acontecer também serão os primeiros a saber. Para tal, acompanha-nos nas nossas redes sociais e ficar a par de todas as novidades envolvendo tecnologia, séries, jogos e muito mais.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Passatempo: Não percas tempo e ganha um Apple iPad Air

atinge novo marco histórico e revela os planos para 2018

alaxy S9 – abertura variável da câmara, sabes o que é?

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.