Android. 5 alternativas na Play Store ao Google Now Launcher

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Tal como aqui noticiamos na 4gnews, o Google Now Launcher foi o primeiro launcher para Android, público e presente nos smartphones Nexus. Entretanto chegaria a milhões de outros dispositivos depois de também ter chegado à Google Play Store.

A sua inclusão no pacote ser serviços da Google para dispositivos móveis faria dele extremamente popular e conhecido em toda a esfera "Android". Agora, está na altura de averiguar quais são as principais alternativas disponíveis na Play Store.

Vê ainda: ASUS ZenFone 5 chegou para fazer frente ao Huawei P20 Lite

No seu apogeu o Google Now Launcher era muito simples e eficiente, sobretudo quando o sistema operativo era pautado pela confusão. Agora, os dias do Google Now Launcher parecem ter chegado ao fim com o anúncio da sua incompatibilidade com a maioria dos topos de gama atuais.

Note-se que a decisão de descontinuar este serviço já tinha sido anunciada em fevereiro de 2017, sendo agora posta em prática. Felizmente abundam alternativas viáveis na Play Store para dispositivos móveis Android, tablets e/ ou smartphones.

Google Now Launcher chega ao fim em maio de 2018

Entre estas temos desde logo o Lawnchair Launcher, o Evie Launcher e o Nova Launcher. Fazemos também uma ressalva para o Action Launcher na sua nova versão. Trata-se de uma alternativa que já te dá um look e aspecto da próxima atualização do sistema operativo, a 9ª versão - Android P. Em seguida poderás encontrar algumas das melhores alternativas que poderás encontrar neste momento na Play Store.

Nova Launcher - Link para a Google Play Store

Este é um dos launchers mais populares na Play Store e com boas razões para tal. Graças a esta aplicação (com uma versão Premium) poderás dar um novo look ao teu Android. Aqui, caso queiras, poderás dar-lhe até mesmo o aspecto do Google Now Launcher.

Action Launcher - Link para a Play Store

Trata-se de uma alternativa viável ao Google Now Launcher que prima pelos atalhos rápidos e pelos swipes ou deslizes para desencadear acções. Alguns dos seus trunfos incluem a Quickpage (página rápida), Quicktheme (tema rápido) ou a Quickdrawer (gaveta rápida).

Prima também pela sua grande facilidade de personalização, configuração e pelo ajuste automático de cores. Com este launcher para Android poderás ajustar as cores para combinar o papel de parede com os demais elementos gráficos do dispositivo móvel. Poderás trocar o Quickdrawer pelo ecrã Google Now.

Launcher 3 - Link para a Play Store (extra)

Este é talvez o mais peculiar de todos eles e dedicado aos fãs mais ávidos do sistema operativo Android. Com efeito, baseia-se no AOSP (Android Open Source Project), sendo a base de muitos outros launchers da atualidade.

Conta também ele com o painel Google Now, caso queiras, primando sobretudo pela simplicidade. Algumas das suas características são a lista de Apps de A a Z com um scroll rápido entre as Apps.

Lawnchair Launcher - Link para a Play Store

Este é um dos exemplos de launchers baseados no Launcher 3 que acima demos a conhecer. No caso do Lawnchair temos praticamente uma cópia fiel do aspecto dos Pixel. Com efeito, baseia-se também no Pixel Launcher para te dar praticamente todas as suas funcionalidades.

Poderás, claro, personalizar a sua aparência, tendo também disponível um extra para adicionarmos o painel Google Now. Isto claro, se pretenderem ter esta funcionalidade nos vossos dispositivos.

Apex Launcher - Link para a Play Store

O Apex Launcher é um dos mais antigos e uma presença assídua na Play Store. Entretanto tornou-se já numa das Apps mais populares para o efeito. Possui um aspecto muito limpo e muito simples - se bem que isto pode caracterizar a maioria das alternativas aqui apresentadas.

O Apex Launcher permite a personalização das animações para que o teu smartphone ou tablet Android fique realmente ao teu gosto. Poderá também aprender com os teus hábitos de utilização com o passar do tempo. Podemos contar com várias melhorias para este launcher em 2018.

Evie Launcher - Link para a Play Store

Este é um dos meus favoritos (nas poucas vezes em que mudo o aspecto do meu Android). Prima pela extrema simplicidade e por dar um novo ar, mais leve, rápido e expedito para todo o teu smartphone ou tablet.

Se pudesse acrescentar algo a este Evie seria apenas a inclusão do painel ou janela Google Now para ficares a par do feed de notícias, entre outras novidades. Ainda assim, tens aqui uma alternativa perfeitamente viável ao "defunto" ao Google Now Launcher. Conta com 4.7 estrelas em 5 possíveis - avaliação.

Tens mais alternativas ao Google Now Launcher?

Este tipo de aplicações muda o aspecto geral dos nossos dispositivos, permitindo dar-lhe um novo look e novas funcionalidades. Poderás assim personalizar e tornar o teu dispositivo ainda mais "teu".

Neste momento utilizas alguma app para mudar o aspecto do teu dispositivo móvel que consideres tão boa ou melhor do que estas apresentadas? Deixa-nos a tua opinião e sugestões abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d P: Já podes ter o teu smartphone idêntico à próxima versão do SO

d. HTC U12+ já tem data de apresentação oficial

LG G7 ThinQ – Top 3 das melhores funcionalidades do smartphone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.