Android vs. iOS: Esta é a grande diferença entre os dois sistemas

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Android da Google contra o iOS da Apple. Durante anos esta batalha tem sido intensa entre os fãs de cada plataforma. Contudo, no meio de tanta controvérsia e argumentos não há um justo vencedor.

O sistema Android é perfeito para personalização e liberdade. O iOS da Apple é perfeito para quem gosta de simplicidade e ecossistema. Podemos discutir sobre o design de um ou do outro, ou até das funcionalidades, porém, não me parece que sejam discussões válidas, muito porque os gostos são relativos.

Vê ainda: Lojas Xiaomi em Espanha comprometem a privacidade dos consumidores

Todavia, há algo que se pode e deve olhar. Vou obviamente falar de atualizações de sistema. Temos de perceber apenas um pormenor importante. Quando falamos do sistema Android temos de perceber que o sistema está em centenas de smartphones e fabricantes.

Ou seja, comparar o sistema Android ao iOS é comprar dezenas de fabricantes com centenas de smartphones contra um fabricante com uma dúzia e meia de equipamentos. Ou seja, pode não ser o mais justo.

Android e iOS são sistemas muito distintos e ambos com qualidades e defeitos

Mesmo assim, acreditamos que a Google deveria ter mais mão nas atualizações de sistema do sistema Android. Nesta última informação sobre a cota de mercado da última versão de cada sistema operativo, é preocupante ver o Android tão em baixo.

Não vou sequer comparar com o Android 9 Pie que acabou de sair para os smartphones. Em vez disso olharei de forma mais justa para o Android Oreo 8.0 e 8.1.

Cota de mercado do sistema Android da Google

Podemos ver que o Oreo ocupa apenas o software de 14.6% dos equipamentos no mercado. Estamos a falar de um sistema operativo que saiu no dia 21 de agosto de 2017. Mais de um ano depois chegou a apenas 14.6% dos utilizadores.

Do outro lado temos o iOS da Apple. Um sistema que embora muito mais restrito tem um foco maior nas atualizações de sistema dos seus produtos.

Cota de mercado do sistema iOS da Apple

No gráfico da Apple podemos ver que 85% dos utilizadores de iOS estão na última versão dos sistema operativo. 10% na versão do iOS 10 (que pode ser comparado ao Nougat com 30%) e apenas 5% em versões anteriores.

Em suma, todos os anos batemos na Google e nos sistema Android devido às atualizações de sistema. Felizmente estamos a ver uma melhoria, contudo, esta melhoria continua bem abaixo da cota de mercado do concorrente.

Editores 4gnews recomendam:

Executivo da Xiaomi mente sobre a câmara do Xiaomi Pocophone F1

Huawei e Honor justificam a deturpação dos testes de benchmark

Google Chrome 69: Assim será o novo design do browser

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.