Android. Google Gboard 7.0 tem uma nova cara na versão Beta

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

É um dos mais completos, simples, intuitivos e populares teclados para Android. Chama-se Google Gboard e como já podes ter adivinhado é desenvolvido pela norte-americana Google. Agora, na nova versão Beta, o Gboard 7.0 tem uma nova cara na sua versão de testes para dispositivos móveis Android. Em breve poderás ter na versão estável uma nova interface para uma função cada vez mais procurada.

Tal como avança a publicação 9to5google, a nova versão Beta do Google Gboard 7.0 conta deste a última semana com uma nova versão "Beta". Trata-se de uma versão de testes em que normalmente são expostas as novas funções e submetidas ao escrutínio dos utilizadores que queiram testar em primeira mão as novidades.

Vê ainda: Vivo e Essential podem “salvar-nos” da notch do iPhone

Neste momento o Google Gboard 7.0 está a testar uma nova "cara", uma nova interface gráfica ou (UI) para a pesquisa por voz. Ora, se até à data o Google Gboard contava com o ícone para o microfone na extrema direita da barra de sugestões, desde ontem que isso mudaria para alguns utilizadores. Nesta versão Google Gboard 7.0 o microfone estaria logo ao lado da barra de espaços, à sua esquerda.

Aí, ao clicarem no "Microfone" os utilizadores do Google Gboard 7.0 para Android encontrarão uma nova interface para o reconhecimento de voz. Apesar de manter as mensagens "Fale agora" e "Escutando...", o indicador de escuta foi agora redimensionado. Está maior e ocupa uma posição central no teclado em si.

Google Gboard 7.0 para Android (Beta) tem uma nova UI

Isto mostra-nos que a Google quer melhorar todo o apelo desta função de ditado e/ou de pesquisas por voz. No teclado em si esta função será mais utilizada para as funções de ditado e contará agora com um aspecto, com uma interface muito mais apelativa. Algo que poderá motivar mais utilizadores a explorar o potencial desta função. Infelizmente acabamos por ter que abdicar com a tecla dedicada à virgula. Além disso, o seu aspecto acaba por ficar mais similar à versão do teclado para iOS, não que isso seja mau, até pelo contrário.

Versão Estável do Google Gboard (esquerda), Beta (direita)

Note-se que neste momento a versão beta do Google Gboard 7.0 para Android está em fase de testes. Conta, para já, com uma distribuição muito limitada mas acreditamos que num futuro próximo as novidades cheguem à versão estável desta popular aplicação para Android.

Assim que a versão final, estável, for disponibilizada serão os primeiros a saber, só precisam de acompanhar a 4gnews.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei quer ultrapassar a Apple em apenas 2 anos, Samsung na mira…

d Oreo para os seus smartphones

Samsung Galaxy S9, a única opção face ao Apple iPhone X?

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.