Google Fotos tem novidades para os utilizadores Android e iOS

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A possibilidade de fazermos pequenos vídeos de forma simples e através do serviço Google Fotos para iOS chegaria no ano passado ao iPhone e iPad. Entretanto seriam aplicadas várias melhorias tal como esta que acaba de chegar também à versão Android para todos os seus utilizadores.

As novidades são particularmente cativantes para os utilizadores da App Google Fotos para Android uma vez que os utilizadores iOS já dispunham deste trunfo. Todavia, também para estes temos novidades e otimizações em todo o serviço de edição de vídeo diretamente no Google Fotos.

Vê ainda: Huawei P20 Pro destaca-se com mais um importante prémio de fotografia

Tal como explica a AndroidPolice, a chegada desta funcionalidade, a edição de vídeos diretamente na Cloud, já se fazia esperar. A publicação dedicada aos desígnios do mundo Android já havia detectado sinais da sua presença ao investigarem a versão v3.16 da App para dispositivos móveis.

Agora, a Google nivela o seu serviço de armazenamento e backup automático de fotos e vídeo nas plataformas iOS e Android. Ficamos agora a saber que nas últimas horas a tecnológica norte-americana começou a disponibilizar esta atualização.

Edição de vídeo está agora mais simples do que nunca no Google Fotos

Poderão identificar a mais recente versão do Google Fotos para Android pelo seu número - novo Gmail.

Na versão anterior todas as imagens presentes no Google Fotos para Android e iOS eram apresentadas num carrossel. Agora, temos um novo sistema de apresentação dos conteúdos para que o utilizador os possa escolher. Aparecerão "empilhados" ou arrumados por género de imagem para facilitar a sua pesquisa. Algo particularmente útil com para quem tiver muitos conteúdos na Cloud.

Novidades para as versões Android e iOS

Este novo layout, esta nova apresentação acaba por reduzir bastante o tempo necessário para ajustar a duração de cada clip. Agiliza o ajuste de cada trecho de vídeo. No aspecto anterior este processo implicava abrir cada trecho. A partir daí ajustar os cursores para ir editando a duração de cada clip.

Ainda assim, em ambas as versões Android e iOS encontraremos várias semelhanças na nova versão apesar de algumas ferramentas estarem em novos lugares. Aqui podemos dar o exemplo do posicionamento dos clips na ordem certa para ordenar o vídeo. Algo que também já existia na versão anterior. O pressionar e arrastar o clip para o local desejado na TimeLine ou linha de ação.

Edição de vídeo "On the go" no Google Fotos

Outro dos grandes trunfos neste novo editor de vídeo que está a chegar ao Android e iOS são as opções adicionais. Bastará carregar no menu de cada clip para vermos toda uma nova janela de menus. Várias novas opções que até então não estavam disponíveis para este editor de vídeo.

Temos aqui comandos simples como a movimentação e deslocação de um clip, ou melhor, novas opções para tal. Terás também a opção de mostrar ou esconder as porções dos trechos não utilizados. Poderás também silenciar o áudio, inserir novos trechos na lista de edição, etc.

Para além de todas as mudanças estéticas nesta nova versão para Android e iOS temos também novas opções para a introdução de música. Bastará carregar no ícone do som/música e a partir daí poderes escolher a banda sonora do teu filme.

O Google Fotos deixar-te-á escolher músicas da tua galeria ou utilizar vários trechos fornecidos pela própria Google. Alternativamente poderás fazer um vídeo sem qualquer música.

O novo editor de vídeo no Google Fotos para Android e iOS

Algo que está em falta neste editor de vídeo dentro do Google Fotos para Android e iOS são os temas pre-definidos. Muito à semelhança do que já temos no Instagram. Isto é, não podes simplesmente aplicar um filtro a todo o teu vídeo como já temos na rede social. Ainda assim, espera-se que esta possibilidade seja introduzida posteriormente.

Outra das ferramentas cuja ausência foi sentida é a opção de adicionar texto. Ou qualquer outro tipo de efeitos por cima do vídeo. Algo que provavelmente será adicionado posteriormente com uma atualização da aplicação Google Fotos para Android e iOS. Este último ponto é mais uma comodidade do que uma função essencial.

Por último cumpre salientar que poderás utilizar todo o tipo de ficheiros multi-média para criar um novo vídeo. Desde fotografias, pequenos trechos de vídeo ou fotos com animação. Estas são algumas das principais novidades a caminho do editor de vídeo no Google Fotos.

As novidades estão a ser gradualmente distribuídas para os utilizadores de ambas as plataformas Android e iOS.

Assuntos relevantes na 4gnews:

e Play Store está a ser invadida por Apps falsas de criptomoedas

Xiaomi Mi 7 adiado para o 3.º trimestre para trazer o ‘Face ID’ da Apple

Huawei Honor 10: Faz o download dos wallpapers do novo smartphone

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.