Android: Backup manual para o Google Drive já está disponível

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Praticamente desde o seu lançamento, que o sistema Android oferece a possibilidade de realizar cópias de segurança para que os utilizadores não fiquem sem todos os seus dados em caso de algum acidente. Até mesmo a opção de backup para o Google Drive está disponível há vários anos.

No entanto, de forma bastante estranha, nunca foi permitido realizar o backup de forma manual. Nos smartphones Android, esta funcionalidade de "segurança" é apenas realizada de forma automática.

Vê ainda: Google vai em breve melhorar as partilhas nos smartphones Android

Ainda mais, para que o sistema dê início ao processo, alguns pré-requisitos têm de ser cumpridos. O smartphone precisa de estar a carregar e ligado a uma rede WiFi para que o backup seja iniciado.

No entanto, existem múltiplos cenários em que um utilizador possa necessitar de realizar uma cópia de segurança urgentemente, e os pré-requisitos não possam ser cumpridos. Por exemplo, se a entrada USB do smartphone se avariar, ou por algum motivo não tenha acesso a uma rede WiFi, o backup não podia ser realizado.

Google já está a disponibilizar backup manual para o Google Drive nos smartphones Android

Agora, de acordo com as mais recentes informações, a funcionalidade já está a ser disponibilizada para todos os smartphones Android, sem excepção. No entanto, esta novidade está a ser disponibilizada de forma faseada. Por isso, não chegará a todos os utilizadores ao mesmo tempo.

Assim, quando receberes a nova funcionalidade, basta ires à área de "backup/restore" e vais poder ver o botão azul com a indicação para realizar a cópia de segurança. Ao utilizares este botão, o backup irá começar de forma imediata, independentemente de teres o smartphone a carregar ou ligado a uma rede WiFi.

No entanto, deves ter em consideração que estas cópias de segurança podem alcançar dimensões bastante volumosas. Por isso, tem cuidado para não ultrapassar o teu limite de dados móveis.

Não se sabe o porquê de esta funcionalidade não ter sido disponibilizada há muito tempo. Mas, o que importa é que já está a ser lançada, mais vale tarde do que nunca.

Editores 4gnews recomendam:

Google Maps: Faz o download da versão mais recente da aplicação

Xiaomi Mi A2 Lite está desde 125€ com estas promoções

Aproveita uma box Android TV e uma Soundbar por 90€ no total

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.