A segurança dos utilizadores é um tema caro para a Google, por isso, ela continua a trabalhar arduamente para que estes estejam mais protegidos. Para isso, o Android recebe um novo conjunto de funcionalidades que farão do teu smartphone um alvo cada vez menos apetecível para os ladrões.
Através do seu blog oficial, a tecnológica americana anunciou um novo sistema multi camada que irá melhorar significativamente a proteção do smartphone em caso de roubo. Medidas que abrangem o antes, durante e o depois de uma tentativa de roubo.
Segundo a Google, estas funcionalidades foram criadas para dar uma maior paz de espírito a todos os utilizadores do Android. Elas dificultarão o acesso à informação presente no smartphone, logo são um forte desincentivo ao roubo destes dispositivos.
Android recebe novas medidas de de segurança de autenticação mais robustas
- Verificação de identidade ampliada: Opção que requer o uso de autenticação biométrica fora de locais confiáveis que será alargada para aplicações bancárias ou gestores de passwords. Ou seja, será necessária uma impressão digital ou reconhecimento facial para aceder a estas apps.
- Autenticação falhada: Uma opção lançada originalmente no Android 15 que bloqueia automaticamente o smartphone após um número excessivo de tentativas de autenticação falhadas. Agora terás ainda maior controlo sobre o seu funcionamento.
- Bloqueio mais inteligente: Previne que os ladrões tentem adivinhar o teu PIN ou padrão de desbloqueio ao aumentar o tempo de bloqueio após várias tentativas incorretas. No entanto, as mesmas tentativas incorretas não contarão para o teu limite de tentativas.
- Bloqueio remoto melhorado: Um novo desafio de segurança é adicionado à opção de bloqueio remoto do teu smartphone através do site android.com/lock. Isso garantirá que só tu consegues utilizar esta ferramenta.
Como podes observar, estas novidades criarão mais desafios aos ladrões em caso de um roubo bem sucedido. Mesmo com acesso físico ao equipamento, há um conjunto de mecanismos de segurança que garantem que só tu o consegues desbloquear.
No Brasil, por exemplo, estas funcionalidades vêm ativas por defeito para garantir que os dados dos utilizadores estão sempre seguros. Noutros locais, terás o poder de decidir quais os mecanismos de segurança que queres ativar no teu smartphone.
Importa ainda dizer que estas novidades estarão disponíveis para todos os smartphones com o Android 16 e acima. A Google afirma que estas atualizações já se encontram disponíveis.
Sugestão 4gnews
O seu período de avaliação Premium terminou
