Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Android está a chegar ao PC e surpreende quem já o experimentou

A Google está a trabalhar arduamente para fundir o Android com o ChromeOS. O resultado é algo incrível, pelo menos para a Qualcomm.

ChromeOS Android

A Snapdragon Summit 2025 já arrancou e antes de ficarmos a conhecer o novo processador de topo da Qualcomm temos uma declaração interessante. Em causa, os elogios feitos pela norte-americana à versão do Android que chegará aos computadores.

CEO da Qualcomm afirma que o Android para PC é “incrível”

Em causa estão as declarações de Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, sobre a fusão do Android com o ChromeOS. O executivo afirma que já experimentou este sistema operativo e diz-nos que é “incrível”.

Estas declarações surgiram durante uma conversa com Rick Osterloh, presidente de plataformas e dispositivos da Google. Um dos destaques dessa conversa foi precisamente a integração do Android no ChromeOS.

Do lado do executivo da Google, ele afirma que o projeto visa acabar com a distinção que sempre houve entre o desenvolvimento para PC e para smartphones. A ideia de fundir estas plataformas é simplificar o trabalho aos seus engenheiros de software, sobretudo aqueles que trabalham na área da Inteligência Artificial.

Para isso, eles estão a “construir em conjunto uma base técnica comum para os nossos produtos em sistemas de PC e de desktop”. Ou seja, aquilo que for desenvolvido para o Android funcionará igualmente no ChromeOS.

Em resposta a estas afirmações, Cristiano Amon revela que já teve contacto com aquilo que a Google está a preparar e ficou rendido. “É incrível. Acho que ele cumpre a visão de convergência entre dispositivos móveis e PC. E mal posso esperar para ter um.”

Os elogios feitos pela Qualcomm à fusão do ChromeOS com o Android devem ser lidos com alguma cautela. Importa relembrar que ela é parte interessada no sucesso deste projeto, porque os processadores Snapdragon para PC serão certamente usados nesses computadores.

Assim sendo, é natural que a Qualcomm queira, desde já, passar a impressão de que este é um projeto fantástico. Quantos mais utilizadores aderirem a esta nova plataforma, mais ela lucrará na sua parceria com a Google.

As afirmações de Amon deixam ainda a antever que a fusão do Android com o ChromeOS possa estar prestes a ser revelada. Por enquanto, ainda não temos nenhuma informação oficial sobre quando esse anúncio será feito, mas aguardados por ela com expectativa.

Promoção do dia

Xiaomi 15T Pro + REDMI Pad 2 Pro
Código promocional: XIAOMI150Xiaomi 15T Pro + REDMI Pad 2 Pro512GB, Lentes óptica Leica Summilux
899,90€Amazon ES
1.219,72 €-25%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.