Android. O que esperar do topo de gama Nokia 9?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Depois de apresentar um dos mais sólidos portfólios de dispositivos móveis Android durante o HMD Global trará um novo dispositivo Android quando a altura for oportuna mas nem o seu nome reúne consenso, pelo menos para já.

Vê ainda: d

Posto isto, apesar de ter reforçado, como nenhuma outra fabricante, o segmento de gama média e gama baixa, o segmento premium está desfalcado. O 8 Sirocco deve ser visto mais como uma "peça" de colecionador do que como um topo de gama para fazer frente à concorrência em 2018.

Aqui temos que ter em conta o facto de a marca ter voltado ao mercado mobile há pouco mais de um ano. É normal que ainda se retraia em alguns aspectos e um pouco de cautela nunca magoou ninguém. Já por outro lado, mais cedo ou mais tarde, é certo que veremos a finlandesa a preparar uma nova investida neste segmento de luxo. Pois bem, eis o que esperar seu próximo topo de gama Android, o Nokia 9.

Nokia 9 pode ser o topo de gama Android da Nokia em 2018

Este dispositivo Android poderá ser visto como a evolução natural do Nokia 8 Sirocco, dispositivo que manteria o processador de 2017, o Snapdragon 835 da Qualcomm. Posto isto, podemos começar já por aqui. O Nokia 9 terá que utilizar o Snapdragon 845 caso queira fazer frente a um Samsung Mi MIX 2S. Só com "as mesmas armas" é que o poderemos colocar e julgar ao mesmo nível dos demais topos de gama. Em seguida podemos contemplar o 8 Sirocco, até à data, a aposta "premium" da finlandesa.

Este é o Nokia 8 Sirocco, chega com Android One

Acreditamos que a Nokia esteja a preparar um rol de novidades e inovações. Isto para que se justifique a construção de um novo topo de gama. Somos apologistas de que um novo topo de gama (e em boa verdade qualquer smartphone) só deve ser lançado se acrescentar algo de novo ao mercado. Posto isto, não nos importamos de esperar pelo próximo Nokia 9. Isto claro, caso a marca aproveite sabiamente este tempo para desenvolver o seu produto.

Especificações sugeridas para o Nokia 9:

  • Painel frontal e traseiro em vidro 3D
  • Ecrã / display de 6 polegadas com resolução Quad- HD+, formato 18:9.
  • Tecnologia pOLED, protegido pelo vidro Gorilla Glass 5 da Corning
  • Processador / Plataforma móvel Qualcomm Snapdragon 845 (SoC)
  • 6/8GB de memória RAM
  • Armazenamento interno de 64/128GB (expansível até 256GB)
  • Sistema operativo Android Oreo (Android One)
  • Bateria com 3900mAh de capacidade
  • Câmara principal dupla de 16MP, lentes Zeiss.
  • Câmara frontal com 13MP para as tuas selfies
  • Certificação IP68 (resistência ao pó e à água)
  • Leitor de impressões digitais, OZO Audio, USB do Tipo C
  • Carregamento sem-fios

Como frisei anteriormente, acreditávamos que o Nokia 8 Sirocco empregasse estas características associadas ao Nokia 9. Tal não se verificaria com o 8 Sirocco a afirmar-se mais como uma prova de estilo e forma do que função. Não que este produto seja um smartphone Android mal equipado, longe disso aliás.

Setembro como data provável para a apresentação deste Android

O Nokia 8 (original) seria apresentado em setembro de 2017 e é provável que seja por volta dessa altura que fiquemos a conhecer um Nokia 9. Entretanto resta saber quais serão as tendências do mercado Android para além da "monocelha". Algo que parece estar a tomar de assalto todo o mercado mobile. Mesmo assim, considero improvável a adopção do design do iPhone X num produto da Nokia. Espero não estar errado.

Até lá, teremos mais fugas de informação sobre o próximos lançamentos da marca. Mais ainda, algo que neste momento me parece completamente descabido é o suposto Nokia 10. O tal que teria uma penta-câmara na sua traseira. Desde o primeiro "rumor" que todos os sinais de uma farsa estavam presentes, o conceito em si era surreal. Olhando para a postura cautelosa da marca, tal dispositivo Android parece-me completamente desfasado da realidade.

Neste momento caso queiras um smartphone Android bem elegante terás o 8 Sirocco. Por 749€ não será barato e poderás optar pelo ASUS ZenFone 5Z, já com o novo processador Snapdragon 845. Isto, claro, se não te importares de ter um iPhone X com o sistema operativo Android.

Em suma, depois de vermos um dos mais fortes alinhamentos de gama média. Sem esquecer um dos mais cativantes alinhamentos gama baixa em todo o mercado Android. Esperamos agora pelos verdadeiros flagships. Seja ele o Nokia 9 ou 10, contamos com novos produtos na segunda metade de 2018.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Glus é o melhor smartphone para fotografia – DxOMark

d abaixo de 250€ – Março 2018

OnePlus 6 e Xiaomi Mi MIX 2S, as próximas flores de Primavera

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.