Nokia Google Cnet eleitos pelo Android Enterprise Google Nokia 8 Sirocco Android smartphones
A marca finlandesa quer voltar ao topo do mercado de dispositivos móveis. Começou 2018 da melhor maneira com vários anúncios ©cnet

Seria em fevereiro que a Google lançaria uma nova iniciativa ou plataforma. Chama-se Android Enterprise Recommended e visa agregar os melhores smartphones e dispositivos móveis para o setor empresarial. Para escolher os melhores equipamentos para este efeito a Google utiliza vários critérios de seleção. Agora, ficamos a saber que a Nokia conta com vários dos smartphones eleitos pela tecnológica norte-americana.

Os dispositivos aprovados pela Google para o programa Android Enterprise Recommended visam auxiliar o setor empresarial a escolher os seus novos equipamentos. Para tal, a Google garante que os smartphones com esta aprovação são seguros e fiáveis, recebendo também atualizações por um período considerável de tempo.

Vê ainda: Xiaomi Mi Mix 2S competirá pela melhor foto com o Huawei P20

Neste momento a lista de smartphones Android Enterprise Recommended pela Google já inclui vários dispositivos da Huawei, LG, Motorola, Sony, BlackBerry e agora da Nokia. Conta também, como seria de esperar, com os smartphones da própria Google, os seus Pixel 2 e Pixel 2 XL. Agora, chegam os novos Nokia para a lista crescente de smartphones para o público empresarial.

As novas adições são os Nokia 8 Sirocco, Nokia 7 Plus e também o Nokia 6 2018 da HMD Global, empresa que atualmente detém os direitos de utilização da marca. Todos eles integram a lista dos Android Enterprise Recommended pela Google que conta com mais 25 dispositivos para além dos que acabamos de citar.

Android Enterprise Recommended pela Google conta com a Nokia

A favor destes novos dispositivos da HMD Global pesou o facto de esta empresa atualizar periodicamente os seus smartphones. Aliás, é uma das melhores fabricantes no que às atualizações do sistema Android diz respeito. Ora, para poderem integrar a lista de Android Enterprise Recommended Devices, os smartphones têm que receber atualizações de segurança para o sistema. Estas têm obrigatoriamente que chegar aos smartphones num prazo de 90 dias após a sua disponibilização pela Google.

Nokia 8 Sirocco integra lista de smartphones  Android Enterprise Recommended da Google
smartphones Android Enterprise Recommended pela Google topos de gama Nokia 9 Android Android One Android Go Gogole Nokia 8 Sirocco Android Oreo
O sistema operativo Android Oreo chegará através da iniciativa “One”. É o atual topo de gama da HMD Global

Note-se que mensalmente a Google disponibiliza uma nova atualização de segurança, um novo patch de segurança. Entretanto as fabricantes podem, ou não, atualizar os seus smartphones com este novo pacote de novidades. Caso o façam num prazo de 90 dias os seus dispositivos cumprem um dos requisitos para a seleção Android Enterprise Recommended pela Google.

Mais ainda, estas mesmas atualização de segurança têm que ser distribuídas aos utilizadores durante pelo menos 3 anos. Desta forma, a Google certifica-se de que o público empresarial poderá usufruir de um smartphone com suporte. Com atualizações e melhorias de segurança durante todo esse tempo.

Quais são os critérios da Android Enterprise Recommended da Google?

O próximo critério para integrar o Android Enterprise Recommended pela Google é a necessidade de correr o sistema operativo Android Nougat 7.0 ou superior. Com efeito, todas as fabricantes que queiram integrar esta lista devem facilitar a aquisição destes smartphones. Isto aplica-se em todos os mercados globais. Devem ainda poder ser adquiridos de forma completamente livre de operadora (não vinculados).

Atualizações, segurança, suporte e reforço da experiência de utilização nos smartphones

Devem também proporcionar uma experiência de utilização satisfatória, estando as fabricantes obrigadas a melhorar esta experiência com o passar do tempo. Em suma, têm que atualizar os seus smartphones para os tornar não só mais rápidos mas também mais eficazes, seguros, simples e intuitivos de utilizar.

Os demais pre-requisitos para que um smartphone seja eleito prende-se com a obrigatoriedade da atribuição de pelo menos uma grande atualização do sistema. Isto é, todo o smartphone que neste momento seja lançado no mercado com o Android Nougat 7.0. Precisa pelo menos de receber o Android Oreo 8.0.

O teu smartphone integra esta lista da Google?

Desta forma a tecnológica garante que os equipamentos usufruem das mais recentes novidades do sistema, durante cerca de dois anos. Note-se ainda que todos os anos a Google disponibiliza uma nova versão do seu sistema operativo. Em 2018 teremos o Android P em agosto próximo. Até lá, o Android Oreo será a mais recente versão.

Aqui também temos o dispositivo Nokia 8 que seria lançado no final do Verão de 2017. Temos também os BlackBerry KEYOne, Motion. Os Google Pixel, Pixel XL, Pixel, Pixel 2 XL. Sem esquecer os Huawei Mate 10, Mate 10 Pro, P10, P10 Plus, P10 Lite, P Smart. Ou mesmo os LG V30, G6, Motorola Moto X4, Moto Z2. Temos ainda os Sony Xperia XZ1, XZ1 Compact, XZ Premium, XA2 e o Sony XA2 Ultra.

O teu dispositivo integra esta lisda de dispositivos móveis aprovados pelo Android Enterprise Recommended da Google?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi Mix 2S competirá pela melhor foto com o Huawei P20

HuaweP20. Vem aí a Monocelha e 3 câmaras para estes Huawei

Samsung premeia os atletas para-olímpicos com um Galaxy Note 8

Fonte | Via 

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).