Android e Google Nest recebem o suporte mais desejado

Bruno Coelho
Comentar

Se tal como nós, és apaixonado por tecnologia, terás dispositivos de “smart home” (casa inteligente). Sejam simples lâmpadas, tomadas ou outros gadgets, estes chegam com a possibilidade de facilitar a tua vida, atuando integrados numa assistente virtual.

Entre estas encontramos as opções da Google, Amazon, Apple ou Samsung. E até agora não existia um padrão, o que significa que os utilizadores acabavam por ter de optar normalmente por apenas um ecossistema.

Android e Google Nest recebem suporte para o Matter

Isso parece ter terminado com o “Matter”, que funcionará como um padrão universal para dispositivos de smart home. Durante a conferência Google I/O, a tecnológica de Mountain View anunciou que tanto o Android como os equipamentos Google Nest terão suporte para este.

A Google, Amazon, Apple e Samsung juntaram-se para que o projeto que resulta no Matter seja uma realidade. O grande objetivo é padronizar os dispositivos inteligentes que temos por casa, permitindo a interoperabilidade entre as várias assistentes.

O Android será assim um dos sistemas operativos com suporte integrado para esta tecnologia. E dispositivos como as Nest Wifi, Nest Hub Max e os novos Nest Hub serão pontos integrantes do Matter.

No mesmo evento, também foi anunciado o suporte para WebRTC nos equipamentos Nest. Tal promete baixar a latência de transmissão de vídeo e áudio de produtos como as campainhas ou câmaras de segurança.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi POCO M3 Pro já à venda: compra o smartphone barato com 5G
  • Xiaomi Redmi Note: smartphones baratos atingem nova marca impressionante
  • MIUI 12.5 já está a chegar aos smartphones Xiaomi Mi 11 na Europa
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Colabora com a 4gnews desde 2017, e faz parte da redação desde 2019. Come especificações ao pequeno-almoço. brunocoelho@4gnews.pt