Android: CUIDADO com a nova forma de hackear o teu smartphone

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O Sistema Android é seguro, isto se souberes utilizar o smartphone de forma cuidada. Ou seja, existem muitos Spywares e malwares prontos a atacarem as tuas informações mais privadas.

Por isso passo a vida a dizer para não fazeres algo no smartphone que não tenhas o conhecimento que é seguro. Isso inclui, principalmente, instalar aplicações fora da Google Play Store.

Vê ainda: 15 aplicações Premium estão grátis e tens de instalar!

A Kaspersky identificou mais uma vulnerabilidade no sistema Android onde hackers podem facilmente aceder aos teus ficheiros. Isto é, passwords, usernames, fotografias e por aí fora.

O sistema Android é seguro mas tens de ter cuidado com o que instalas no smartphone

A vulnerabilidade com o nome de "Man in the Box" consiste em aceder a ficheiros partilhados entre as aplicações. Algo que não é muito normal no sistema Android. Para ser mais preciso a Kaspersky Brasil explica:

"O Android tem um armazenamento externo partilhado, chamado apropriadamente de 'Armazenamento Externo'. Um aplicativo precisa pedir permissão ao utilizador para acessá-lo: “Acessar fotografias, mídias e arquivos do seu dispositivo” (isto se trata efetivamente de duas permissões – LER_ARMAZENAMENTO_EXTERNO e ESCREVER_ARMAZENAMENTO_EXTERNO). Esses privilégios normalmente não são considerados perigosos, e quase todos os aplicativos os pedem (...)

Contudo, o armazenamento externo é também frequentemente usado para armazenar temporariamente dados baixados da Internet. Primeiro, esses dados são inseridos na parte compartilhada do disco, e só depois transferidos para uma área isolada que apenas aplicativos específicos podem acessar."

Ao instalares uma aplicação fora da Google Play Store com o malware e acesso a estes privilégios, a aplicação consegue então aceder a ficheiros de outras aplicações. Dessa forma, sacar tudo o que é informação partilhada das aplicações.

Como é que te podes proteger?

Em síntese, a melhor forma de estares seguro é não instalares nada fora da Google Play Store ou então confiares a 100% naquilo que estás a instalar. Ademais, aproveita ainda para ires às definições e retirares a possibilidade de instalar apps de terceiros. Esta é também uma forma de manteres a segurança no teu smartphone Android.

Editores 4gnews recomendam:

PlayStation 4: Estes são os jogos grátis que não podes perder em Janeiro

Samsung. Ecrãs OLED vão ganhar funcionalidades incríveis em 2019

OnePlus 6T: Queres ter a animação brutal da McLaren Edition? É fácil!

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.