Android. BQ Aquaris C chega a Portugal de forma oficial

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A BQ voltou a atacar o mercado Android com um novo smartphone. O BQ Aquaris C está longe de ser um topo de gama, aliás, o terminal não chega sequer ao segmento de gama-média.

Estamos a falar de um smartphone de entrada que quer conquistar os consumidores que pensam num terminal com especificações agradáveis por um preço aceitável.

Vê ainda: Novo Apple iPhone poderá ter carregamento sem fios mais rápido

Quanto ao preço falarei mais adiante, para já vamos olhar para o novo smartphone Android e forma mais atenta.

O novo BQ Aquaris C dá-nos uma construção de plástico pouco trabalhada mas cuidada. Os antigos smartphones da empresa espanhola eram de plástico e não era por este quesito que tinham menos qualidade.

Bq Aquaris C não chega com Android One

O Bq Aquaris C está a olhar para um mercado de entrada. Para smartphones abaixo de 200€, ou seja, o seu grande concorrente será o Nokia 3.1 e alguns terminais da Huawei pelo mesmo valor.

Infelizmente o BQ Aquaris C não nos oferece Android One. O terminal dá-nos uma versão limpa do sistema Android e chega com a versão 8.1. Temos ainda a promessa da atualização para o Android Pie 9.0.

O dispositivo oferece-nos um ecrã de 5.45" polegadas HD+ com 18:9 e margens reduzidas. Conta com o logótipo da BQ na parte inferior e um flash no topo para auxílio da câmara frontal de 5MP.

A câmara traseira é de 13MP com sensores da Samsung e abertura f/2.0. Não me parece que a qualidade venha a ser fantástica, porém, deverá ser o suficiente para fotografias com boa luminosidade.

BQ Aquaris C terá dificuldades a competir com a verdadeira concorrência

As especificações não são das melhores. O terminal chega com o processador Qualcomm Snapdragon 425 a correr 1.4GHz, 2GB de memória RAM e 16GB de armazenamento interno com possibilidade de expansão com mais 256GB com MicroSD.

O novo BQ Aquaris C dá-nos ainda conexão para dois cartões SIM, sensor biométrico na parte traseira do terminal e uma bateria de 3000 mAh com carregamento rápido.

O preço do smartphone Android é que não é o melhor de todos. O novo BQ Aquaris C chegará ao mercado por 159,9€. Ou seja, embora tenha um preço atrativo quando comprando com a concorrência nos smartphones de gama de entrada nas lojas físicas, temos de considerar que tem o mesmo preço do Xiaomi Mi A2 Lite.

O Xiaomi Mi A2 Lite está a ser vendido em lojas online com um preço idêntico. Quando comparamos os dois é complicado inclinar a nossa escolha para o novo smartphone da empresa espanhola.

Sou um amante dos produtos da BQ. A nossa review ao X2 Pro mostrou que a marca está a evoluir seriamente, porém, é cada vez mais complicado para a empresa europeia competir com smartphones como os Xiaomi e Huawei.

Editores 4gnews recomendam:

Samsung Galaxy View 2: Um super tablet Android de 17,5″ polegadas

Nokia 7 Plus vai receber o Android Pie já em Setembro

Apple. Já há datas da pré-reserva dos novos iPhone

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.