Android. BlackBerry Motion revela uma certificação IP67 dúbia

Rui Bacelar
BlackBerry Motion Android
O dispositivo acaba de ser desmontado e revela os seus segredos.

Depois de ter sido testado e torturado no já bem popular canal de YouTube JerryRigEverything do senhor Zack Nelson, o BlackBerry Motion é agora desmontado passo-a-passo. Temos aqui um guia bem detalhado que revela todos os detalhes deste dispositivo Android.

Infelizmente, ao desmontar este dispositivo Android o senhor Zack descobriu alguns "atalhos" na sua construção que podem comprometer seriamente a sua resistência à água. Sim, o BlackBerry Motion apresenta certificação IP67 que, pelo menos na prática, lhe garantiria resistência à água e ao pó durante 30 minutos a uma profundidade máxima de um metro em água doce.

Vê ainda: Google. Como ter novamente o botão para ver imagens na pesquisa

Infelizmente...o BlackBerry Motion, produzido pela chinesa TCL (também responsável pela Alcatel), aparenta ser saltado uns quantos passos e controlo de qualidade. Será complicado e arriscado testar a resistência à água deste dispositivo. Será uma aposta que o consumidor dificilmente ganhará.

Desmontar o BlackBerry Motion implica uma pistola de calor e uma pequena alavanca, isto para descolar o seu painel. No exterior não vemos qualquer parafuso visível. Temos também um adesivo bastante fraco a segurar todo o painel traseiro, algo muito fraco para um smartphone Android com resistência à água.

BlackBerry Motion, um Android pouco resistente?

O aviso é bem claro, não confiem na suposta certificação IP67 deste BlackBerry Motion. Até mesmo a porta de carregamento não apresenta um anel de borracha para impedir a água de entrar. Algo que praticamente todo e qualquer dispositivo Android e não só já apresentam. Desde o LG G6 até ao Samsung Galaxy S8. Já por outro lado, a porta áudio jack de 3.5mm é bem guardada e protegida quanto à água. Tal como o tabuleiro para o cartão Nano SIM e cartão microSD para expansão da memória interna.

Algumas das escolhas da TCL relativamente ao designs são...pouco convencionais ou ortodoxas. Aliás, para toda e qualquer reparação será obrigatório remover a placa-mãe. Até mesmo para uma simples troca de bateria será necessário remover esta peça essencial. Para trocar a bateria é necessário puxar por três pequenas tiras de adesivo.

O ecrã / painel LCD está bem colado à estrutura metálica do BlackBerry Motion. Desta forma, remover o ecrã sem o partir é algo bastante complicado. Em suma, apesar de a certificação IP67 ser dúbia, o BlackBerry Motion tem recebido boas críticas relativamente à sua qualidade de construção. É um dos poucos dispositivos Android da BlackBerry sem o teclado QWERTY físico.

O BlackBerry Motion está agora disponível nos principais mercados mundiais..

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 6. Não, este não é o próximo “flagship killer”!

Huawei P20 Plus trará uma bateria de 4000mAh, Android Oreo e EMUI 8

Xiaomi Mi Mix 2S – Smartphone Android terá sido revelado em vídeo

Fonte|

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.