Android Auto prepara-se para uma revolução na sua interface. Vê como será

Carlos Oliveira
Comentar

A Google está a atualizar gradualmente a estética dos seus vários serviços. Depois de hoje mais cedo termos dado a conhecer a nova interface do Gmail, agora é momento de darmos o mesmo destaque ao Android Auto.

As imagens da nova interface do serviço foram disponibilizadas pela publicação AndroidWorld. Ilustrações que não deixam dúvidas de que a Google prepara uma revolução no seu software para carros.

Android Auto está agora mais parecido com o seu principal concorrente

Após observarmos as imagens divulgadas, é impossível não notar semelhanças com o Apple CarPlay. Parece que a Google foi inspirar-se no seu principal concorrente do segmento e o utilizador só terá a ganhar com isso.

Android Auto

Uma das principais novidades será a possibilidade de ter duas janelas de apps distintas abertas em simultâneo. Ou seja, o utilizador poderá ter o Google Maps e o Spotify no mesmo ecrã para controlar a reprodução de música enquanto se dirige ao seu destino.

A tradicional barra de estado do Android Auto desaparecerá do local habitual, reposicionando as suas informações no ecrã. Com efeito, informações como horas, ligação de dados ou estado da bateria do smartphone passarão para o canto inferior direito.

Android Auto

Do lado aposto estarão dois botões, sendo que um deles abrirá a gaveta de aplicação. Ao lado estará o botão home que, segundo a fonte, poderá apresentar alguns widgets mediante uma pressão prolongada.

Ainda por confirmar está a possível funcionalidade de rejeitar uma chamada e responder ao contacto com uma mensagem de texto. Fica por esclarecer se essa mensagem será pré-definida ou se o utilizador a poderá ditar através da Google Assistant.

Aponta-se ainda a hipótese de fazer transmissão do ecrã do smartphone para o sistema de informação e entretenimento do carro. Esta funcionalidade levanta algumas questões, nomeadamente se será possível transmitir vídeo durante a condução.

Esta nova filosofia de design para o Android Auto é internamente conhecida como Coolwalk. Uma nova ideologia que pretende diminuir as distrações dos condutores, mas que ainda não sabemos quando será libertada mundialmente.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.