Android Auto está ainda mais útil com estas 5 novas apps

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

As novidades foram avançadas pela própria Google e contemplam uma das melhores plataformas de informação e entretenimento para qualquer veículo automóvel. O Android Auto recebe agora cinco novas (e boas) aplicações como o WebEx, Zoom, Prime Video, Vivaldi e The Weather Channel, respetivamente.

São excelentes notícias para todos os utilizadores da plataforma e uma prova do compromisso da Google para com este seu produto cada vez mais prático e versátil. Em causa está a mais recente versão - Android Auto 10.4 - já a chegar aos utilizadores.

Android Auto fica ainda melhor com nova atualização da plataforma

Animation of a parked car’s entertainment system playing videos and showing a weather map and forecast

Há também uma nova interface para a Assistente Google, presente de forma nativa nesta plataforma para automóveis. Além disso, contamos também com otimizações de estabilidade e correções de erros nesta versão disponível em versão de testes (beta) numa primeira fase, seguindo-se posteriormente a sua disponibilização geral.

Em todo o caso, a empresa de Mountain View acaba de anunciar um total de cinco novas aplicações para o seu Android Auto que prometem tornar a plataforma ainda mais útil. A listagem e respetivo anúncio foi feito pela própria através do seu blog oficial.

Manter a produtividade, mesmo em movimento, a proposta da Google

Animation showcasing the Webex by Cisco and Zoom apps on Android Auto

Em primeiro lugar, para facilitar e possibilitar a presença nas reuniões à distância, o próprio Android Auto passa a suportar duas das mais importantes plataformas neste setor, o Zoom e o WebEx. Ou seja, poderão usar o ecrã do carro para assistir e participar nas videoconferências sem ter que recorrer ao smartphone ou tablet.

Trata-se, logicamente, de uma versão adaptada e otimizada para o veículo, com menos distrações e apenas com as funções de áudio ativas durante a condução. Isto, claro está, para evitar distrações que pudessem colocar em risco a nossa segurança durante a condução rodoviária.

Assim sendo, graças a estas duas novas aplicações, poderemos participar - com áudio / voz - nas reuniões diretamente através do ecrã e centro de infotainment do nosso carro. Tudo sem necessidade de usar o smartphone.

Nem tudo é trabalho! Temos agora o Prime Video da Amazon no Android Auto

Porque nem tudo é trabalho, temos agora no Android Auto a possibilidade de ver filmes e séries online da Amazon Prime. Sempre que o veículo estiver parado e imobilizado poderemos assim ver as melhores séries da Amazon, bem como o seu catálogo de filmes.

A nova aplicação está já disponível para alguns veículos da Renault, Polestar e Volvo, chegando gradualmente a mais fabricantes e mais modelos ao longo das próximas semanas. A promessa foi feita pela própria Google, pelo que não duvidamos da mesma.

Verifica a meteorologia (mesmo) antes de sair de casa

Image showcasing The Weather Channel app on the central display screen of the Honda Accord Touring Hybrid.

Temos agora também a possibilidade de consultar o The Weather Channel, uma aplicação dedicada às previsões meteorológicas mais precisas e completas que podes encontrar.

Tudo, claro está, a ficar disponível através do ecrã do nosso veículo para maior comodidade. Assim, podemos ficar a par das condições climatéricas do nosso destino, percurso, ponto de partida, etc.

Podemos ainda apontar a chegada do Vivaldi, um navegador de Internet alternativo ao Chrome, agora também disponível para a plataforma Android Auto. O browser também é baseado no Chromium, tratando-se assim de uma aplicação de código aberto.

Em suma, esta é uma atualização muito substancial do Android Auto que podem consultar, também, através da listagem na Play Store. A sua disponibilidade variará consoante o modelo do veículo automóvel e respetivo dispositivo móvel associado.

#Android Auto 10.4 (beta) is coming out and will improve many aspects but what I hope to see is that they fix the wireless autoconnect which is currently broken and is more annoying to connect!Let's hope this gets fixed soon! I also wonder what #Android14 will bring to Android… pic.twitter.com/5lfV5TNLdp

— BenIt Bruhner Pro (@BennettBuhner) 9 de setembro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.