Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Android Auto deixa de funcionar em todos estes telemóveis Xiaomi

Tal como acontece com inúmeras aplicações, também o Android Auto obriga a certos parâmetros mínimos que muitos smartphones já não atendem.

android auto
Shutterstock

Tal como acontece com a maior parte das aplicações, chega a um ponto em que determinados telemóveis deixam de suportar certas atualizações. Foi o caso recente do Waze, mas também de alguns smartphones Samsung.

Porém, desta vez, é a Google que decidiu que estava na altura de dispositivos com Android 8.0 e 8.1 Oreo deixarem de ser compatíveis com Android Auto, que recentemente viu a gigante remover um importante recurso.

Esta decisão faz com que 19 modelos da Xiaomi deixem se suportar a versão 15.5. Nesse sentido, só quem tem Android 9 ou superior poderá continuar a usufruir das potencialidades do Android Auto, algo que os modelos da lista que se segue não têm.

  • Mi: Mi 5, Mi 5s, Mi 5s Plus, Mi 6, Mi 6X, Mi 5X, Mi A1, Mi MIX 2, Mi MIX 3 5G, Mi Max, Mi Max 2, Mi Note 3;
  • Redmi: Redmi 4/4X/4 Prime, Redmi 5/5A/5 Plus, Redmi Note 4/4X, Redmi Note 5/5 Pro/5A/5A Prime, Redmi Note 6 Pro, Redmi 6/6A.

Android 8 foi lançado em 2017

De recordar que Android 8 já foi lançado há 8 anos. Naturalmente, com o passar do tempo foi-se tornando obsoleto e já não está à altura das exigência, sobretudo com a utilização cada vez mais de ferramentas de IA, como o Gemini, que já está no Android Auto.

Os modelos mais antigos da Xiaomi não cumprem esses requisitos, o que impede o funcionamento das novas funcionalidades baseadas em inteligência artificial.

Nesse sentido, há duas decisões que podes tomar. A primeira é atualizares para um modelo mais recente. Hoje em dia há bons telemóveis a custo baixo, seja até 200 euros ou até 300 euros e garantem atualizações por alguns anos. A outra opção é manteres temporariamente a versão atual, sabendo que irá deixar de receber correções e melhorias.

Promoção do dia

Redmi Note 14 Pro 5G
Redmi Note 14 Pro 5Gpantalla AMOLED 6,67" 120Hz, câmera 200 MP, bateria 5110 mAh, carga rápida
Stock Limitado
222,00 €Amazon
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Tomás Cascão
Tomás Cascão
Mestre em Media e Jornalismo pelo ISCTE. Apaixonado por tecnologia, gadgets e tudo o que envolve algumas das maiores aplicações do mundo, como o WhatsApp ou o Google Maps. É também um ávido consumidor de Streaming, sendo que a Netflix tem um lugar especial no coração.