Tal como acontece com a maior parte das aplicações, chega a um ponto em que determinados telemóveis deixam de suportar certas atualizações. Foi o caso recente do Waze, mas também de alguns smartphones Samsung.
Porém, desta vez, é a Google que decidiu que estava na altura de dispositivos com Android 8.0 e 8.1 Oreo deixarem de ser compatíveis com Android Auto, que recentemente viu a gigante remover um importante recurso.
Esta decisão faz com que 19 modelos da Xiaomi deixem se suportar a versão 15.5. Nesse sentido, só quem tem Android 9 ou superior poderá continuar a usufruir das potencialidades do Android Auto, algo que os modelos da lista que se segue não têm.
- Mi: Mi 5, Mi 5s, Mi 5s Plus, Mi 6, Mi 6X, Mi 5X, Mi A1, Mi MIX 2, Mi MIX 3 5G, Mi Max, Mi Max 2, Mi Note 3;
- Redmi: Redmi 4/4X/4 Prime, Redmi 5/5A/5 Plus, Redmi Note 4/4X, Redmi Note 5/5 Pro/5A/5A Prime, Redmi Note 6 Pro, Redmi 6/6A.
Android 8 foi lançado em 2017
De recordar que Android 8 já foi lançado há 8 anos. Naturalmente, com o passar do tempo foi-se tornando obsoleto e já não está à altura das exigência, sobretudo com a utilização cada vez mais de ferramentas de IA, como o Gemini, que já está no Android Auto.
Os modelos mais antigos da Xiaomi não cumprem esses requisitos, o que impede o funcionamento das novas funcionalidades baseadas em inteligência artificial.
Nesse sentido, há duas decisões que podes tomar. A primeira é atualizares para um modelo mais recente. Hoje em dia há bons telemóveis a custo baixo, seja até 200 euros ou até 300 euros e garantem atualizações por alguns anos. A outra opção é manteres temporariamente a versão atual, sabendo que irá deixar de receber correções e melhorias.
