Android. ASUS ZenFone 5 e Huawei Mate 10 Lite, unidos pela preguiça?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

ASUS ZenFone 5 e Huawei Mate 10 Lite, dois smartphones Android bem recentes e duas desilusões no que à utilização de novas tecnologias diz respeito. Aproveitando o cartaz teaser da apresentação dos ASUS ZenFone 5 não resisto a pensar que teremos um regresso a 2015 caso os últimos rumores estejam certos.

Ainda não passou um ano sobre o lançamento dos ASUS ZenFone e a marca com sede em Taiwan já está a preparar uma nova apresentação no MWC 2018. Aí, no Mobile World Congress, deverá apresentar a sua nova geração de smartphones Android e pelo menos um dele será uma autêntica homenagem à tecnologia microUSB 2.0, popular em 2015. (Back to 5- entenderam) - foi uma má piada, eu sei.

Vê ainda: d

Já dizia a P Smart recém apresentado, também ele sem uma conexão USB do Tipo C por razões que nos escapam.

Ora, se os dispositivos Android conhecidos Huawei Mate 10 Lite e P Smart já foram anunciados e quanto a esses não há muito a fazer a não ser lamentar, os ASUS ZenFone 5 ainda se podem salvar. Em causa está a mais recente fuga de informação relativamente a um dos smartphones Android que pertencerá à linha ASUS ZenFone 5.

ASUS ZenFone 5 e Huawei Mate 10 Lite, unidos pelo microUSB 2.0

Segundo nos conta a WinFuture, os diagramas dos equipamentos pertencentes à linha ZenFone 5 mostram-nos um modelo que ainda utiliza a conexão microUSB 2.0. Trata-se do "X00PD" que também já foi detetado em testes de benchmark na plataforma Geekbench. Equipamento de gama média com o processador Snapdragon 430. Desta forma, se o registo na Geekbench não for falso, teremos uma variante mais barata do modelo ASUS ZenFone 5. Até aqui nada de estranho.

O mais modesto dos novos ZenFone's poderá ser o ASUS ZenFone 5 Max e é sobre ele que versam as imagens e descrições acima. O equipamento já traz um ecrã com o novo formato 18:9 e isso são ótimas notícias. Algo que a Huawei também aplica no novo Huawei P Smart com ecrã Full View. Infelizmente, fica-se também pela porta micro USB 2.0, a única falha aparente num dispositivo bem promissor.

Note-se que tanto o Huawei Mate 10 Lite como o P smart custarão ambos menos de 300€ em loja física nacional. Ambos possuem características de gama média e são, no geral, dispositivos muito idênticos. Já por sua vez, o dispositivo da ASUS, apesar de um pouco mais modesto nas supostas especificações, deverá colocar-se na mesma fasquia de preços.

As diferenças na velocidade de transferência de dados

As principais vantagens para o utilizador apresentar-se-ão na velocidade de transferência de arquivos. Caso queiras transferir músicas, imagens, vídeos ou qualquer outro arquivo, com uma conexão USB do Tipo C a tarefa é muito mais rápido. Agora questiono-me, será que ficava muito mais caro à Huawei ou à ASUS utilizaram uma porta USB do Tipo C? Em última análise é o consumidor que sai a perder.

Pelo menos todos estes dispositivos ainda usam a porta áudio de 3.5mm. Pelo menos ainda utilizam um sensor biométrico na traseira, em ambos os casos na parte frontal. Note-se que também este dispositivo da ASUS deverá utilizar o novo Android Oreo com a ZenUI 4.0.

Algo que também merece ser destacado pela positiva no Huawei P Smart, equipamento que já traz a EMUI 8.0 com o Android Oreo. Dispositivo este que chegará em breve às lojas nacionais e antevejo uma boa recepção por parte do público nacional. Infelizmente o Mate 10 Lite ainda está à espera do Android Oreo. Haja falta de coerência no seio da própria marca...

Opiniões?

Assuntos relevantes na 4gnews:

d?

Y5 2018 a caminho?

Tecnologia. Operadora NOS conquista os consumidores em Portugal

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.