O sistema operativo Android prima pela abertura e grande quantidade de aplicações disponíveis através da loja oficial, a Google Play Store, sendo a plataforma mais popular do mundo. Todavia, esta popularidade atrai as atenções dos amigos do alheio que, entre outras artimanhas, continuam a tentar introduzir os seus subterfúgios em várias apps para Android.
Portanto, a todos os utilizadores preocupados com a sua segurança, garantam que as seguintes aplicações não estão instaladas nos respetivos dispositivos móveis. De acordo com o mais recente relatório da agência de segurança Trend Micro, estas apps são faltas e especializam-se no roube de palavras-passe e sistema de autenticação para criptomoedas.
Remove já estas aplicações do tablet ou smartphone Android
- Daily Fitness OL
- Enjoy Photo Editor
- Panorama Camera
- Photo Gaming Puzzle
- Swarm Photo
- Business Meta Manager
- Cryptomining Farm Your own Coin
A lista é particularmente extensa, com mais de 200 apps, sendo estas acima as mais populares. Portanto, caso tenham algo similar instalado no vosso smartphone, removam de imediato o conteúdo em questão.
A agência em questão aponta um aumento no número de falsas aplicações para Android cujo verdadeiro propósito é a aquisição de credenciais. Ou seja, o registo e furto dos dados de autenticação e login em serviços como o Facebook, Instagram e outras redes sociais.
São mais de 200 apps com o spyware Facestealer segundo a Trend Micro
Para além disso, estas "mais de 200 apps" que foram encontradas com um tipo de spyware apelidado de "Facestealer" especializam-se igualmente no furto de criptomoedas. Para tal, visam as aplicações mais populares de gestão e / ou mineração de criptomoedas para dispositivos móveis Android.
São mais de 200 aplicações de fitness, editores de fotos, aplicações de câmara fotográfica, jogos simples, editores de imagens, apps de gestão e negócios, bem como aplicações de criptomoedas. Acima podem encontrar a lista completa, bem como no relatório oficial da Trend Micro.
Sublinhamos novamente a urgência na remoção dos conteúdos em questão sob pena de acesso indevido às redes sociais mais populares, usurpação de identidade, ou furto de criptomoedas.
Editores 4gnews recomendam:
- 3 wearables Xiaomi que vais querer comprar na Mi Store Portugal [Promoção]
- NOS: operadora nacional lança serviço inovador para a rede fixa e rede móvel em Portugal
- Apple pode adotar ecrã com tecnologia e-ink no seu iPhone dobrável